Até dia 15 de setembro, as famílias oliveirenses podem entregar manuais escolares no âmbito do projeto “Em Roda Livro”, que fomenta a troca solidária destes livros e que tem sido desenvolvido, nestes últimos anos, pelo Município de Oliveira do Hospital em articulação com as escolas do concelho, bibliotecas escolares, associações de pais, encarregados de educação e alunos.
O banco de recolha de manuais escolares para troca funciona na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e na Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira, onde podem ser entregues de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 19h00. As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da EPTOLIVA também são também pontos de recolha.
São aceites livros escolares, preferencialmente manuais em vigor conforme listagem do Agrupamento de Escolas desde o 1.º ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário.
Os manuais terão de se encontrar em bom estado de conservação, para que ainda possam ser utilizados por outros alunos, e cumprir as normas do regulamento do projeto “Em Roda Livro”, disponível nos pontos de recolha e na Câmara Municipal.
De referir que em troca destes manuais serão entregues às famílias outros manuais, de acordo com a preferência indicada na ficha de inscrição.
Com a implementação deste projeto de troca solidária dos manuais escolares, o Município de Oliveira do Hospital pretende apelar à consciencialização do valor dos livros escolares usados, que já foram úteis para uma família e poderão ser úteis para outra, envolvendo toda a comunidade educativa – alunos, pais e professores.
O projeto “Troca Solidária – Em Roda Livro” tem como objetivos promover a reutilização e o valor dos manuais escolares utilizados nos vários níveis de ensino; diminuir os custos de aquisição de manuais escolares por parte das famílias, em função da condição socioeconómica dos candidatos ao empréstimo; incentivar boas práticas de proteção e educação ambiental; desenvolver o sentido de partilha e solidariedade social; e permitir uma poupança considerável a cada família.
O Município pretende maximizar a recuperação de manuais escolares usados, disponibilizando-os gratuitamente a quem deles necessite e procurando alcançar objetivos sociais, ambientais e económicos. Cada livro entregue é um exemplo de solidariedade e contribui para o sucesso deste projeto.