Terminou com apreciação positiva mais uma edição do programa “Escola Feliz” promovido pelo Município de Oliveira do Hospital em parceria com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) e Associação de Pais, e a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
A 5.ª edição deste programa, decorreu entre os dias 5 e 9 de setembro, e apoiou um total de 24 alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico que, no ano letivo transato, demonstraram algumas dificuldades que justificaram uma estratégia e medidas de apoio específico.
O grupo foi acompanhado por uma equipa multidisciplinar – composta por três psicólogos, uma técnica de serviço social, uma socióloga e um técnico de teatro e educação – responsável pela dinamização de atividades de caráter lúdico-pedagógico ao longo daquela semana.
Com vista à preparação destes jovens alunos para o regresso às aulas e para as rotinas de estudo, as atividades desenvolvidas colocaram-nos a trabalhar e a recordar as matérias lecionadas, preparando-os e motivando-os para o novo ano letivo que entretanto iniciou.
Seguindo a lógica do “aprender brincando”, durante a semana, o grupo de alunos treinou competências e conhecimentos adquiridos, nomeadamente através de jogos pedagógicos que desenvolveram a memória e raciocínio, a concentração e criatividade bem como o interesse pela leitura.
Foram também promovidas visitas temáticas com vista à aprendizagem de novos conhecimentos, nomeadamente ao quartel da GNR onde se focou, por exemplo, a prevenção rodoviária e a utilização segura da Internet, mas também a uma padaria e uma queijaria do concelho, fomentando o conhecimento sobre a atividade económica e os sabores artesanais do concelho.
Destaque ainda para a sensibilização e discussão sobre a Igualdade de Género através de um debate sobre os papéis sociais tradicionalmente atribuídos a mulheres e homens; tendo a semana terminado com uma visita ao Parque do Fontelo e a um parque de diversões, em Viseu.
Entre os participantes, a avaliação foi positiva, tendo em conta a motivação e interesse que foram demonstrando ao longo da semana nas diversas atividades que proporcionaram a ocupação dos tempos livres numa lógica de consolidação das aprendizagens do ano letivo anterior e preparação do novo ano.
Foi notória a satisfação com que participaram nas atividades propostas e não têm dúvidas de que vão iniciar o novo ano letivo de forma mais motivada.
Tal como foram dizendo ao longo das atividades, os participantes destacam que as iniciativas lhes permitem “divertir mas ao mesmo tempo aprender, como os jogos, por exemplo” e no final, a questão dominante era “para o ano há outra vez estas atividades?”.
Também os técnicos que acompanharam os participantes sublinham que “esta semana é importante para as crianças/jovens se prepararem para o início do ano letivo.
É uma semana em que se junta o útil ao agradável na medida em que a brincar se aprende e se recordam os conteúdos escolares”, possibilitando experiências pedagógicas e culturais.
Em jeito de balanço, José Francisco Rolo, presidente da CPCJ e vereador do pelouro da Solidariedade Ação Social, destaca este programa “como mais um importante instrumento de apoio às famílias e aos jovens alunos.
Trata-se de ocupar de uma forma lúdica, criativa e estimulante o regresso destas crianças à escola”. “Também aqui, o município é mais uma vez um parceiro útil e ativo do Agrupamento de Escolas, cada vez mais os projetos e intervenções têm que se interligar contribuindo todos para uma escola pública de grande qualidade. Esse é o nosso esforço e o nosso contributo”, acrescenta.