good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Programa de Incentivo à Natalidade já apoiou mais de meio milhar de crianças de Oliveira do Hospital

Mais de 550 crianças nascidas em Oliveira do Hospital já beneficiaram de apoio do Programa Municipal de Incentivo à Natalidade, um programa implementado pela Câmara Municipal em Janeiro de 2013 para apoiar as famílias com um incentivo pelo nascimento de crianças.

Em causa está um investimento superior a 700 mil euros num programa que – conforme sublinhou em jeito de balanço o Vice-Presidente da CMOH, José Francisco Rolo, na última reunião do executivo camarário, dia 13 de Agosto – tem a particularidade de apoiar, simultaneamente, as famílias e a economia local, uma vez que as despesas comparticipadas só poderão ser efetuadas em estabelecimentos do concelho.

O incentivo à natalidade é um subsídio mensal, a pagar a partir do mês seguinte ao do nascimento da criança e a terminar no mês imediato em que a criança complete 36 meses de idade.

Concretiza-se sob a forma de reembolso de despesas efetuadas na área do município de Oliveira do Hospital, com a aquisição de bens e/ou serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável e harmonioso da criança.

O incentivo, num montante de 60 euros mensais durante o primeiro ano de vida, vai variando com a idade da criança e é majorado em 10 por cento a partir do nascimento do segundo filho.

Assim, quando a criança atinge os 13 meses, o seu agregado familiar passa a receber 40 euros e, entre os 25 e os 36 meses, esse valor é fixado nos 30 euros.

Note-se que em 31 de Dezembro de 2019 existiam 337 crianças apoiadas pela prestação mensal do incentivo à natalidade, o que corresponde a um aumento de 11 por cento face a 2018, traduzindo um investimento – só em 2019 – de 110.984,86 €.

O Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, congratulou-se pelo seu executivo ter inaugurado uma nova época políticas através desta geração de medidas sociais de apoio à família. “É uma grande obra que não se vê, mas que as pessoas sentem”, frisou o autarca.

Bem vindo