Foram vendidos cerca de 2.300 quilos de Queijo Serra da Estrela e de Queijo de Ovelha Curado durante a 22.ª Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que se realizou no passado fim de semana, dias 9 e 10 de março. Um número que representa um aumento na ordem dos 9% relativamente ao ano anterior, de acordo com os dados recolhidos junto dos oito produtores de queijo participantes no certame que têm estatuto de produtor DOP ou que cumprem os requisitos de certificação mas não aderem à DOP.
Os participantes fazem, na globalidade, uma apreciação positiva relativamente às vendas realizadas, apontando ainda o crescimento no volume de vendas de produtos derivados do leite de ovelha, como o requeijão ou a manteiga, bem como de outros produtos agroalimentares provenientes das suas explorações agrícolas como o mel, o azeite, os doces artesanais ou a pera passa S. Bartolomeu.
Na edição de 2013, a organização da Festa do Queijo Serra da Estrela recebeu cerca de 200 inscrições de expositores, sendo metade de produtores da fileira agroalimentar e metade de vendedores de produtos artesanais. O Queijo Serra da Estrela foi a estrela, com a presença de oito queijarias licenciadas, quatro delas com estatuto DOP, registando-se ainda a presença de outros produtores artesanais de queijo. Os setores dos enchidos e dos bolos, pão e doçaria, registaram também uma forte presença nesta feira, como vem sendo hábito, com mais de três dezenas de expositores cada. O mel, o vinho e licores, e o azeite, foram outros produtos transacionados. Na tenda do artesanato, uma centena de expositores ofereceu uma panóplia de produtos aos visitantes.
De realçar que a Festa do Queijo Serra da Estrela foi visitada por milhares de pessoas que, apesar das condições climatéricas desfavoráveis que se fizeram sentir, se associaram a este evento, fazendo dele a maior feira do queijo de Portugal. Além das visitas de inúmeras pessoas e famílias, o certame recebeu a visita de 2.500 pessoas inseridas em grupos organizados, transportadas por mais de 50 autocarros provenientes de 40 freguesias de todo o país e que encontraram no recinto da feira uma oferta diversificada em áreas tão distintas como a gastronomia, a cultura e o desporto.
Já as provas e passeios inseridas no âmbito do programa “Rotas da Pastorícia” mobilizaram cerca de quatro centenas de participantes, a larga maioria de atletas que competiram na 7.ª Maratona BTT de Oliveira do Hospital. Este programa integrou ainda a 16.ª concentração de automóveis Míni.
Pelo palco instalado na tenda do artesanato e pelo recinto da feira passaram mais de 20 grupos de animação, entre fanfarras, ranchos, filarmónicas e grupos de concertinas, cavaquinhos, bombos ou de animação de rua, os quais são já presença assídua na Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital.