Alvoco das Várzeas assistiu com “orgulho” ao hastear da Bandeira Azul, símbolo da qualidade ambiental atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Na tarde de sábado foi também hasteada a Bandeira Praia Acessível. A atribuição dos galardões é fruto da excelente qualidade das águas do rio Alvoco – considerado um dos mais límpidos da Europa – e da requalificação da zona balnear que dotou a envolvente das infraestruturas de apoio necessárias.
Este é o resultado do investimento na área do turismo que tem vindo a ser realizado no Município de Oliveira do Hospital, e concretamente em Alvoco das Várzeas, “uma praia que, desde a primeira hora, esteve nos nossos planos e projetos de investimento”.
Como explicou o vereador responsável pelos pelouros Ambiente e Turismo, nos últimos quatro anos, além da integração na rede de praias fluviais das Aldeias do Xisto foi concretizada a requalificação do parque e infraestruturas, um projeto desenvolvido em parceria com Junta de Freguesia e financiado pelo SP3 PRODER/ADIBER.
Ao que José Francisco Rolo considera de “investimento aparentemente discreto” soma-se a monitorização da qualidade ambiental das águas para cumprir os 32 critérios que conferiram este galardão, e que ultrapassam os sete mil euros por ano em avaliação das águas balneares no concelho.
“Conseguimos chegar a este momento de referência, ao dotar a praia com a Bandeira Azul que é o mais elevado grau ao nível de crescimento de uma estrutura balnear de águas interiores”, acrescentou o vice-presidente da autarquia que garante que Alvoco das Várzeas “continuará a estar nos planos de investimento da Câmara Municipal”.
A presidir à cerimónia – “um gesto simbólico” – o presidente da Câmara Municipal destacou a “qualidade das águas que aqui correm e que foi determinante para esta praia ter as características e a qualidade que permitiu a atribuição da Bandeira Azul” e considerou que este “deve ser um motivo de orgulho para esta freguesia”.
Numa das “zonas mais bonitas do concelho e que tem uma capacidade de atração turística enorme”, José Carlos Alexandrino defendeu que após esta conquista é necessário “falar de futuro”.
“Agora que houve este desafio e esta conquista, temos de continuar a trabalhar e a investir nesta praia para criar condições ótimas de atração de pessoas do concelho, da região centro e do país em termos turísticos”, afirmou dando como exemplo de um novo projeto, a criação do percurso das levadas naquela freguesia, “diferenciador e capaz de atrair público nacional e internacional”.
Anfitrião da cerimónia no passado sábado, o presidente da Junta de Freguesia, Agostinho Marques congratulou-se por aquela que “era uma ambição da freguesia depois de sermos integrados nas praias das Aldeias do Xisto”.
“Hoje, estamos com orgulho a hastear a primeira bandeira azul numa praia fluvial do concelho de Oliveira do Hospital. A Junta de Freguesia sabe o que representa esta classificação, sabemos que o concelho e a freguesia serão vistos por novos canais mas também sabemos a responsabilidade acrescida que nos é imposta”, assegurou o autarca que quer “manter este título” por mais anos.
Palavras que foram partilhadas pelo presidente da Assembleia de Freguesia, Fernando Morais, que entende que esta distinção “tem de criar mais responsabilidades” e que espera que arraste consigo novas requalificações que promovam a freguesia de Alvoco das Várzeas, “tornando-a mais acolhedora e atraente para quem a visita” e posicionando-a nos destinos turísticos de excelência.
Miguel Ventura, presidente da ADIBER, congratulou o executivo autárquico pelo “desenvolvimento sustentado e integrado” e pelas apostas que tem feito na área do turismo que enriquecem não só o concelho oliveirense, como toda a região da Beira Serra, e que evidenciam a “qualidade dos nossos recursos turísticos”.
Na cerimónia estiveram presentes também representantes da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e do Turismo Centro de Portugal.
O Município de Oliveira do Hospital tem vindo a desencadear um conjunto de políticas que visam a qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental do território.
São exemplo disso os recentes galardões atribuídos ao município: ECO XXI, pelas boas práticas ambientais, e “Melhor Município para Viver 2013”, na categoria de economia; bem como o acolhimento na Rede de Cidades e Vilas de Excelência, e agora a Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível para Alvoco das Várzeas, e esta última também para a vila de Avô.