good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Pirâmide de Natal Solidário angariou mais de 2,5 toneladas de bens alimentares

Os oliveirenses responderam, uma vez mais, com um grande sentido de solidariedade ao contribuir com mais de 2,5 toneladas de bens alimentares durante a ação de recolha “Pirâmide de Natal Solidário 2014” que foi desenvolvida durante o passado fim de semana, dias 15 e 16 de novembro.

A iniciativa foi dinamizada pelo Município de Oliveira do Hospital em colaboração com a Rede Social Concelhia e a PAASI – Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado de Oliveira do Hospital; a União das Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços e o Banco Local de Voluntariado.

A recolha decorreu em quatro médias superfícies comerciais da cidade – Cooperativa Agro-Pecuária da Beira Central, Intermarché, Irmãos Gonçalves Supermercados e MiniPreço – onde os clientes deixaram o seu contributo e generosidade.

No total foram recolhidos 4.206 produtos que ultrapassam as 2,5 toneladas sendo que as massas, arroz e leite foram os bens doados em maior quantidade, seguindo-se as bolachas.

A recolha reverte a favor do Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital que apoia e ajuda as famílias mais carenciadas, desfavorecidas ou que se encontrem em situação de dificuldade temporária e que podem recorrer a este serviço em situação de emergência.

A iniciativa envolveu 70 voluntários, colaboradores de várias instituições do concelho, como as IPSS que além dos voluntários asseguraram o transporte dos bens angariados para o Banco Alimentar local – nomeadamente ARCIAL; Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral; Centro de Desenvolvimento Sócio-Cultural de Penalva de Alva; Centro Paroquial de Solidariedade Social de Santa Ovaia; Centro Social e Paroquial de Ervedal da Beira; Centro Social e Paroquial de Lagares da Beira; Santa Casa da Misericórdia de Galizes; Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô – mas também de organizações como Bombeiros Voluntários, Universidade Sénior ou Banco Local de Voluntariado.

De registar um aumento de voluntários da sociedade civil que se aliaram a esta “Pirâmide de Natal Solidário 2014”.

Sentimento de responsabilidade resume o espírito com que os voluntários abraçaram esta causa, entregando algumas horas do seu dia, como nos afirmou Ana Ribeiro, bombeira e já uma repetente nestas andanças. “Tenho participado nos últimos anos e mesmo ainda antes de estar a representar os bombeiros. Acho que é preciso participarmos com um sentimento de responsabilidade”, diz a jovem que na manhã de domingo estava acompanhada por Diana Silva, que participou pela primeira vez depois de tomar conhecimento da iniciativa na creche que a filha frequenta.

Deldger Quaresma, de São Tomé e Príncipe, foi um dos vários alunos da ESTGOH que também se associou a esta causa “depois de ter sido desafiado. É uma forma de ajudar quem precisa e de ocupar o meu tempo neste fim de semana”.

Glória Figueiredo, colaboradora da IPSS, Centro Paroquial de Solidariedade Social de Santa Ovaia, tem participado nesta ação porque entende que “hoje somos nós a ajudar e amanhã quem sabe se não podemos ser nós a precisar. Por isso temos de ser solidários”. Desafiou por isso a sua colega de trabalho, Diana Brito a acompanhá-la, que sublinha, “as pessoas precisam cada vez mais e uma vez que a recolha reverte para o nosso concelho decidi vir”.

O voluntariado não tem fronteiras como prova Helena Alves, residente em Seia que participou pela primeira vez nesta ação “o que ansiava bastante. E fiquei muito contente por aceitarem a minha inscrição e poder colaborar e ajudar nesta causa solidária”.

Do outro lado estão os inúmeros cidadãos que ao longo do fim de semana entregaram um pedaço de generosidade como é o caso de Elisabete Gomes que nos conta que faz questão de “contribuir com o que posso. É pouco, mas acho que é sempre importante e ajuda quem precisa”.

Após entregar o seu contributo, a jovem Catarina Marques lembra, “há muitas pessoas que precisam. E é bom que quem possa ou quem tenha muito, contribua”. Acompanhada pela filha, Carina Neto entende que “é importante contribuir e transmitir os valores de solidariedade aos nossos filhos”. Ana Maria, referiu “aprecio muito esta iniciativa e gosto de participar nestas recolhas porque são feitas em Oliveira do Hospital e todos os alimentos recolhidos revertem para as famílias do concelho, ajudando os nossos conterrâneos”.

O vereador do pelouro da Ação Social, José Francisco Rolo frisa que é momento de “agradecer e reconhecer publicamente o trabalho e a organização de todos os que ajudaram, os 70 voluntários, as oito IPSS e a Rede Social, os quatro supermercados, quem coordenou e acima de tudo, a todos quantos doaram alimentos” e acrescenta, “Oliveira do Hospital afirma-se mais uma vez como terra de gente solidária e preocupada em ajudar quem temporariamente mais precisa”.

“Naturalmente que a Ação Social Municipal está atenta às necessidades dos cidadãos e tem no Banco de Recursos Sociais e na Rede Social concelhia um bem organizado dispositivo de resposta”, sublinha o vice-presidente da autarquia.

Bem vindo