Os oliveirenses responderam, uma vez mais, com um grande sentido de generosidade e solidariedade ao contribuir com mais de 1.600 Kg de bens alimentares durante a ação de recolha “Pirâmide de Natal Solidário 2015” que foi desenvolvida durante o passado fim de semana, dias 14 e 15 de novembro.
A iniciativa foi dinamizada pelo Município de Oliveira do Hospital e União das Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços com a Rede Social e a PAASI – Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado.
A recolha decorreu em quatro médias superfícies comerciais da cidade – Cooperativa Agro-Pecuária da Beira Central, Intermarché, Minipreço e Pingo Doce – onde os clientes deixaram o seu contributo e generosidade.
No total foram recolhidos 2.736 produtos que ultrapassam os 1.600 quilos, sendo que as massas, arroz e leite foram os bens doados em maior quantidade. A recolha reverte a favor do Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital que apoia e ajuda as famílias mais desfavorecidas ou que se encontrem em situação de dificuldade temporária e que podem recorrer a este serviço em situação de emergência.
A iniciativa mobilizou 70 voluntários, entre colaboradores/as de IPSS (ARCIAL, CSP Ervedal da Beira, ADSC Vale do Cobral, SCM Galizes, AP Sto. António do Alva, CSP Seixo da Beira, FAAD), colaboradores/as de entidades públicas sem fins lucrativos com intervenção ao nível da ação social (Município, Segurança Social, Centro de Saúde), escolas (EPTOLIVA e ESTGOH), Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, Universidade Sénior e Banco Local de Voluntariado.
O transporte dos bens recolhidos foi efetuado com a colaboração de várias IPSS, a saber: ARCIAL, Centro Social e Paroquial de Lagares da Beira/Obra de Eugénia Garcia Monteiro de Brito, Centro Paroquial de Solidariedade Social de Santa Ovaia e Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô, tendo o Município efetuado os restantes transportes necessários.
O Município de Oliveira do Hospital agradece a colaboração e solidariedade de todos os que contribuíram durante esta campanha, bem como o envolvimento de todos os voluntários e a responsabilidade social do comércio oliveirense, que permitiu a recolha destes bens alimentares que são para atribuição exclusiva a famílias residentes no concelho de Oliveira do Hospital.
A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, na sua reunião de 26 de novembro, aprovou por unanimidade um voto de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos 70 voluntários e IPSS envolvidas nesta recolha.