Depois da generosidade expressa pela comunidade oliveirense na campanha de recolha de bens alimentares do Natal de 2010, tendo sido angariados cerca de quatro toneladas de alimentos, o Contrato Local de Desenvolvimento Social, em parceria com o Município de Oliveira do Hospital e a Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital, promove novamente a iniciativa “Pirâmide de Natal Solidário” 2011, no âmbito da ação da Rede Social do Município.
A iniciativa “Pirâmide de Natal Solidário” surgiu através da congregação de esforços das várias entidades envolvidas, tendo em conta a atual realidade socioeconómica do país, que se repercute naturalmente no concelho de Oliveira do Hospital, onde os pedidos de apoio social têm vindo a aumentar e o número de pessoas com reais necessidades de ajuda cresce notoriamente. A iniciativa tem como objetivo principal dotar o Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital de vários tipos de géneros alimentares, aos quais poderão recorrer as famílias mais carenciadas, desfavorecidas ou temporariamente em dificuldades que vivam situações de emergência que requeiram uma solução imediata.
Nesse sentido, nos dias 19 e 20 de novembro, grupos de voluntários vão estar nos supermercados de Oliveira do Hospital a apelar à solidariedade dos oliveirenses, solicitando a sua colaboração na iniciativa. Cooperativa Agro-Pecuária da Beira Central, Intermarché, Irmãos Gonçalves e MiniPreço, aliados nesta causa, são as superfícies onde irá decorrer a campanha.
Neste período, o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) pretende ainda levar o espírito natalício aos lares dos que mais necessitam, aproveitando também os bens recolhidos, juntamente com outros produtos provenientes de ofertas de beneméritos e do próprio Município, para fazer chegar às famílias mais carenciadas um simbólico Cabaz de Natal, contendo os principais alimentos que habitualmente constam da ceia natalícia.
Sendo 2011 o “Ano Europeu do Voluntariado”, o objetivo é que os últimos meses do ano sejam marcados por uma forte ação de solidariedade que envolva ativamente todos os voluntários, de forma a contribuir para minorar as dificuldades de várias famílias do concelho.
Neste âmbito, o Município conta com a ajuda de todos os que queiram contribuir para esta causa, deixando presente a ideia de que “se todos dermos um pouco, no final este será sempre muito” e apelando à participação da comunidade nesta causa, integrando como voluntária as equipas de recolhas de bens.
As inscrições e informações adicionais podem ser conseguidas junto do CLDS, através dos contactos 238 692 239 / 961 949 060 / clds.ohospital@gmail.com.