Trinta e um pastores de Oliveira do Hospital têm desde o dia 26 de junho o nome escrito num mural erguido no novo espaço dedicado a produtos da ovelha Bordaleira, na Torre da Serra da Estrela.
A nova Loja Oficial DOP situada no ponto mais alto de Portugal Continental homenageia os pastores da Serra da Estrela, promove e vende produtos da ovelha Bordaleira, criações com lã e queijos Serra da Estrela DOP. O espaço presta tributo a 236 pastores da Serra da Estrela.
Os pastores Oliveirenses são homenageados com nomes de 31 profissionais do ramo da pastorícia local, escritos num mural erguido numa das paredes da Loja Oficial DOP e identificado com o nome de Oliveira do Hospital.
Iniciativa do grupo O Valor do Tempo, a loja foi inaugurada no dia 26 de junho pela ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, numa cerimónia com as presenças do presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, e da vereadora do Turismo, Graça Silva.
“É um espaço que homenageia o trabalho árduo e humilde dos nossos pastores e das nossas queijeiras, do concelho e da região do queijo Serra da Estrela DOP. Eleva, dignifica e engrandece a arte ancestral de fazer o queijo”, salienta José Francisco Rolo.
A Loja Oficial DOP da Torre tem ainda a colaboração e apoio da ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, da ESTRELACOOP – Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela, e da AASE – Associação de Artesãos da Serra da Estrela.
A sustentabilidade da atividade pastorícia e a economia circular são os motes do projeto, que aproveita todos os produtos provenientes das ovelhas da região. No espaço,são comecializadas almofadas cem por cento de lã Bordaleira, reaproveitada de lã não escoada, queijo Serra da Estrela DOP produzidos por 28 queijarias certificadas e outros produtos alimentares.
São mais de duas centenas os pastores que, diariamente, asseguram a continuidade da ovelha raça bordaleira da Serra da Estrela, principal raça ovina leiteira de Portugal. O projeto Loja Oficial DOP pretende, igualmente, apoiar o trabalho desenvolvido pelos pastores e assegurar a continuidade da profissão e da raça Bordaleira.