“PãoDetox” foi o projeto vencedor na final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, realizada no dia 8 de maio, em Oliveira do Hospital.
A iniciativa é promovida no âmbito do projeto “Empreendedorismo nas Escolas – Educação Empreendedora” desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC) em estreita parceria com os municípios seus constituintes.
Na final, realizada na Casa da Cultura César Oliveira, a vitória sorriu aos alunos Marta Filipa Trindade e João Diogo Rodrigues que apresentaram ao júri a sua ideia de negócio inovadora, o “PãoDetox”.
A ideia consiste na criação de um pão colorido inovador, recorrendo a recycling food, a partir de antocianinas provenientes da fruta e legumes da região, e os promotores da ideia pretendem assim desenvolver um novo conceito de comida rápida e completa, cuja dose recomendada de proteínas, lípidos, hidratos de carbono, fibras e sais minerais estão contidas num pão ou em duas fatias de pão.
Apresentado como inovador e apelativo pela cor e com valor nutricional completo, o “PãoDetox”, destes alunos do 2.º ano do curso Técnico de Design, variante Design de Equipamentos, na EPTOLIVA, convenceu o júri e deu-lhes o passaporte para representar o Município de Oliveira do Hospital na final da CIM da Região Centro. A sessão irá realizar-se no dia 30 de maio em Tábua e aí estarão os 19 projetos provenientes de cada um dos municípios constituintes desta CIM.
Em segundo lugar, com a mesma pontuação, ficaram classificados os projetos: “Hambúrguer de Cavala” das alunas Cátia Isabel Azevedo e Tatiana Isabel Pinheiro que frequentam o curso Profissional Técnico de Restauração Variante de Cozinha e Pastelaria, 11.º G, na Escola Secundária do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital; e “Mikas Marmitas” do aluno Micael Alexandre Pereira, do 2.º ano do curso Técnico de Design, variante Design de Equipamentos, na EPTOLIVA.
O primeiro visa a criação de um Hambúrguer de Cavala valorizando este peixe através da sua exploração culinária num conceito diferenciador; e o segundo projeto consiste no desenvolvimento de uma linha de produtos térmicos energeticamente eficientes, usando o poder isolante da cortiça e do roofmate (resíduos sólidos).
O júri – constituído por José Francisco Rolo, vice-presidente do Município; Miguel Ventura, presidente da ADIBER; e João Nunes, da direção da BLC3 – deliberou ainda atribuiu o terceiro lugar à ideia de negócio “Teleconfort” que visa desenvolver kits eletrónicos inteligentes e de baixo custo que serão instalados em sistemas convencionais para os tornar mais eficientes e de modo a serem controlados à distância. Um projeto defendido por Ricardo Filipe Peres e Rúben Filipe Quintino alunos do 3.º ano do curso Profissional Técnico de Manutenção Industrial, variante Mecatrónica Automóvel, na EPTOLIVA.
Nesta final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio em Oliveira do Hospital foram defendidas nove ideias de negócio que envolveram a participação de 19 alunos do ensino secundário e profissional no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e na EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital.
Implementado nos últimos anos, o Concurso Municipal de Ideias de Negócio visa sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e dinamismo no concelho.
No final da sessão, que contou com momentos musicais pela Orquestra de Cordas do Conservatório de Seia e do Coro AEOH, os jovens participantes ouviram palavras de incentivo por parte dos membros do júri e das direções das escolas, pelo empenho demonstrado e originalidade que lhes permitiu idealizar nove potenciais negócios.
Também o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, deu os parabéns aos alunos participantes e agradeceu “aos professores que os acompanharam bem como a direção das escolas”, frisando que “hoje são todos vencedores porque tiveram a coragem de participar neste concurso de ideias de negócio”. “O vencedor tem agora a responsabilidade de representar o concelho de Oliveira do Hospital na final intermunicipal” deste concurso no dia 30 de maio, acrescentou.