good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Os melhores sabores vão à mesa dos restaurantes durante a Semana da Gastronomia

Entre 6 e 12 de março decorre mais uma edição da Semana da Gastronomia, promovida no âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que se realiza no fim de semana de 11 e 12 de março. O objetivo é colocar à mesa e no centro das atenções os melhores sabores do concelho, promovendo a gastronomia local que pode ser saboreada nos 21 restaurantes aderentes, espalhados de norte a sul do concelho de Oliveira do Hospital, e que se encontram devidamente identificados com selo próprio e um pendão.

Todos os dias, ocupam lugar de destaque à mesa os produtos genuínos e que distinguem o concelho de Oliveira do Hospital e o difícil para os visitantes será escolher entre os pratos que compõem a ementa, tais como o borrego criado neste concelho da Beira Serra e confecionado nas diversas formas tipicamente locais; o arroz de suã; os torresmos serranos; a feijoada dos pastores; o arroz de fressura de borrego; ou a tibornada de bacalhau.

A refeição não ficará completa sem que sejam degustados os enchidos acompanhados pelo vinho do Dão e claro, o rei da festa, o Queijo Serra da Estrela. Entre as sobremesas, destaca-se a genuína tigelada e o requeijão com doce de abóbora ou mel.

Estes são os pontos fortes do evento que promove “produtos genuínos e autênticos, e identitários do território” como assinalou a vereadora do Turismo e da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Silva durante a apresentação do evento. Como explicou, trata-se de uma iniciativa que “vai muito mais além da semana em si, mas ganha maior destaque no âmbito da nossa Festa do Queijo”, sendo que “foi sempre estratégia dar a conhecer a carta gastronómica nesta ocasião”.

Para a responsável, a Semana da Gastronomia alavanca também os nossos melhores sabores, colocando “na mesa o que é nosso e o que é genuíno”, convidando os visitantes e turistas a descobrir a “identidade do concelho através da sua gastronomia”. Destaca ainda um outro objetivo que a autarquia está a trabalhar com os produtores e o setor da restauração para fazer do borrego “uma marca e um dos pratos mais conhecidos no nosso concelho”, colocando-o à mesa nas suas diferentes formas de confeção.

Na sessão de lançamento da Semana da Gastronomia, Ricardo Figueiredo em representação da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, parceira na organização, garantiu que estão “reunidos todos os ingredientes para virem degustar o que de melhor há no nosso território”. “Venham a Oliveira do Hospital provar os nossos sabores autênticos e genuínos”, acrescentou.

Em 2023, os restaurantes aderentes à Semana da Gastronomia são: L’ Artista Pizzaria, Pedro’s, Albergaria do Choupal, Almeidense, Laranja Azul, Casa dos Frangos, Casa Portuguesa, Cristina, João Brandão, O Cantinho, O Dinis, O Gouveia, O Leque, O Túnel, Olea, Olhar sobre o Alva, Quinta dos Sisos, Tasquinha dos Marques, Varandas Verdes, Vinha do Vale e Root’s.

Folheto Semana da Gastronomia: https://tinyurl.com/yck9c4ru

Programa: https://tinyurl.com/2vnb6fd7

Vídeo promocional da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

Facebook: https://www.facebook.com/festadoqueijoserradaestrela/videos/6475229645821233

Youtube: https://youtu.be/Mz6f_mJYH8U

Bem vindo