O Município de Oliveira do Hospital acaba de ser premiado com o Selo de Município Amigo da Juventude atribuído pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ). O galardão foi entregue ao vereador Nuno Ribeiro, responsável pelo pelouro da Juventude durante a realização do II Encontro de Municípios Amigos da Juventude, no dia 19 de maio em Matosinhos.
O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia; da Presidente do Município de Matosinhos e Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Luísa Salgueiro; do Presidente da FNAJ, Tiago Manuel Rego e do Presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, Vítor Pataco e visou a discussão e reflexão da construção e definição das políticas locais de juventude.
O Selo de Município Amigo da Juventude foi atribuído às autarquias que integram a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, criada pela FNAJ em 2019, e que se destacaram pelo envolvimento efetivo de jovens na construção de estratégias para o presente e futuro, contribuindo para a implementação de melhores políticas locais de juventude.
Oliveira do Hospital é um dos municípios premiados com o Selo na categoria de 1 estrela, tendo em conta as estratégias executadas para promover e apoiar a participação e a emancipação da população jovem assumindo-se um “município comprometido com os e as jovens e as suas organizações para a implementação de reais políticas de Juventude”.
Para se destacar como referência nacional pelas boas práticas no que respeita às políticas de juventude estruturantes, são preponderantes diversos critérios cumpridos pelo Município de Oliveira do Hospital como seja a existência do Conselho Municipal da Juventude e do pelouro da Juventude; o apoio direto ao associativismo juvenil; as políticas de apoio à iniciativa jovem; ou os mecanismos de co-gestão como o Orçamento Participativo Jovem; entre outras, como nota o vereador responsável pelo pelouro, Nuno Ribeiro.
Recorde-se que em maio do ano passado, Oliveira do Hospital aderiu à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, plataforma criada pela FNAJ que visa consolidar a ligação e cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias, traduzindo-se numa rede de contacto e compromisso para a implementação de reais políticas de juventude, potenciadora de uma abordagem inovadora na forma de encarar as questões da participação jovem.
Esta parceria permitiu a continuidade da promoção das Políticas de Juventude como um eixo central da ação governativa do Município de Oliveira do Hospital, numa visão transversal e intersectorial, impulsionadoras de uma emancipação condigna da Juventude e de uma maior participação jovem por meio do Voluntariado e das Associações Juvenis, espaços de socialização, integração, capacitação e apoio à iniciativa jovem.
A Rede de Municípios Amigos da Juventude assume-se como um espaço privilegiado de partilha de boas práticas entre autarquias contando com mais de 152 municípios aderentes, sendo que nesta primeira edição de atribuição do Selo de Município Amigo da Juventude da FNAJ foram reconhecidos 62 municípios pelas suas políticas de juventude de referência.