O Município de Oliveira do Hospital assinala, no dia 7 de outubro, o seu Feriado Municipal com um vasto programa de atividades que têm como ponto alto a sessão solene, na próxima quarta-feira, a partir das 10H00, momento em que serão atribuídos os galardões municipais a cidadãos e instituições concelhias cujo prestígio, cargo ou ação são merecedoras da distinção.
Na cerimónia que terá lugar na Casa da Cultura será atribuída a medalha de ouro, a mais alta distinção municipal, à Santa Casa da Misericórdia de Galizes, Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 1668, e que tem desenvolvido a sua ação, pautada pela solidariedade social, especialmente nas áreas da infância, família, deficiência e terceira idade.
A lista de homenageados no próximo dia 7 de outubro contempla ainda a Cooperativa Agro-Pecuária da Beira Central, CRL, fundada em 1964, que se assume como maior agende dinamizador da agricultura da região, e que receberá a Medalha de Mérito Municipal.
Igual galardão será atribuído às seguintes personalidades: Francisco Borges Garcia, nascido em Lagares da Beira, professor primário e com um vasto currículo de participação cívica e política enquanto vereador e membro da Assembleia Municipal; Higino da Costa Borges (título póstumo), natural de Seixo da Beira onde foi presidente da Junta de Freguesia e desenvolveu uma importante ação para o sucesso da freguesia bem como no Clube Desportivo Recreativo Vasco da Gama; Manuel Oliveira Cruz, de S. Gião, com um currículo invejável enquanto executante da Filarmónica Sangianense, contando com 70 anos ao serviço da música; e Vicente da Costa Pinto, natural de Meruge, médico veterinário desde 1955 desenvolveu a sua atividade profissional na região, tendo ocupado o cargo, em comissão de serviço, de Diretor Regional da Agricultura da Beira Litoral e esteve ligado à elaboração do Programa da Ovinicultura para a área de produção do Queijo Serra da Estrela.
Nesta sessão solene serão também entregues os Diplomas de Reconhecimento/Promoção Escolar aos alunos do concelho – Inês Lopes Garcia (10.º ano, AEOH), Inês Ventura Pereira (11.º ano, AEOH), Miguel Simões Carreiró (12.º ano, AEOH), Beatriz Henriques Rodrigues (curso profissional Técnico Gestão do Ambiente, AEOH), Andreia Piedade Sêco (Licenciatura Administração e Finanças, ESTGOH) seguindo-se a entrega dos prémios do Concurso Empreender+.
Já durante a tarde, com início às 16H00, decorrerá a cerimónia de assinatura de protocolos com os grupos culturais e desportivos concelhios, seguindo-se um concerto pelo grupo “Overlay”, premiados do “Soltem Talentos 2015”.
As comemorações do Feriado Municipal iniciaram-se no dia 1 de outubro com o hastear da “Bandeira ECOXXI 2015 – Municípios Sustentáveis”, e, desde o dia 2, está patente a exposição “Da Implantação da República ao Feriado Municipal”, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.
No dia 3, enquadrada neste programa comemorativo, houve também um conjunto de atividades desportivas – “mOHve-te pelo Coração” – no âmbito do Dia Mundial do Coração, e à noite foi promovida uma noite cultural na Casa da Cultura César Oliveira, com um espetáculo de ilusionismo por Telmo Monteiro, e um concerto pela banda “Plano Z”, vencedora do concurso municipal “Soltem Talentos 2015”.
Esta segunda-feira, dia 5 de outubro, às 14h30h, na Casa da Cultura César Oliveira, assume destaque a mesa redonda/tertúlia “Luz: Eterno Farol do Conhecimento” por Manuel Dias da Silva, realizada no âmbito do projeto Igualdade Local: Cidadania Responsável.
No dia seguinte, terça-feira, outro momento cultural ao início da noite, 21H00, com a inauguração da exposição de fotografia “Indígenas”, de Milton Guran, seguida de um concerto pelo Grupo Coral Sant’Ana. Destaque ainda para o Encontro de Desporto Adaptado, com as modalidades de futebol, atletismo, basquetebol e boccia representadas, no dia 7 de outubro, no Estádio Municipal e Pavilhão Municipal.