O Município de Oliveira do Hospital em parceria com a Rede Social concelhia está a implementar o projeto “Empresa Solidária” que consiste na criação de uma bolsa de empresas que manifestam a sua disponibilidade para colaborarem com o Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital em situações concretas, fornecendo bens ou serviços necessários a famílias que deles precisam.
A gestão desta bolsa é da responsabilidade do Município de Oliveira do Hospital embora possam sinalizar todas as entidades pertencentes à PAASI – Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado, bem como as Comissões Sociais de Freguesia e Inter-Freguesias.
As Empresas Solidárias aderentes são diferentes dos doadores do Banco de Recursos Sociais uma vez que poderão fazer a doação de bens e serviços após o contacto por parte do Gabinete de Ação Social e Saúde (GASS), em função de uma carência em concreto.
Na prática, quando surge uma necessidade específica, para a qual não exista resposta na Loja Social, o GASS contacta a Empresa Solidária que esteja em melhor posição para a sua resolução.
Este modelo reforça o espírito de partilha solidária por parte das empresas que não têm a obrigatoriedade de satisfazer o pedido de ajuda mas que manifestam a sua disponibilidade, como aliás já vinha acontecendo por parte de algumas empresas que têm colaborado com o Banco de Recursos Sociais.
O projeto “Empresa Solidária” permite que as famílias sejam apoiadas com uma resposta concreta à necessidade que sentem e por outro lado confere notoriedade pública às empresas aderentes pela participação num projeto de responsabilidade social empresarial, tendo a certeza da participação efetiva no processo de mudança e melhoria das condições de vida de uma pessoa e/ou família específica.
Ao projeto “Empresa Solidária” podem aderir todas as empresas, sediadas no concelho de Oliveira do Hospital ou em qualquer outro ponto do país, que prestem serviços em qualquer área com especial enfoque em empresas de fabrico e venda de mobiliário, venda e reparação de eletrodomésticos, transformação, venda e distribuição de bens alimentares, têxteis e confeção de vestuário, construção civil e empresas na área da prestação de cuidados de saúde.
Até ao momento, nesta fase de lançamento da iniciativa “Empresa Solidária” já manifestaram interesse cerca de dez empresas.
O vice-presidente e vereador da Ação Social, José Francisco Rolo, refere que “esta iniciativa é a manifestação do espírito solidário e de responsabilidade social de várias empresas, do comércio, indústria e serviços, e a expetativa é que o número de empresas colaborativas vá crescendo em função do reconhecimento que todas as organizações podem ajudar um pouco”.
“Neste domínio várias empresas do concelho de Oliveira do Hospital já demonstraram a sua veia solidária facto que deve ser louvado e publicamente reconhecido”, sublinha o responsável.
Refira-se que a ADI – Agência para a promoção do Comércio Local de Tábua e Oliveira do Hospital vai apoiar na divulgação e contacto com as várias empresas da região.