Superou o meio milhar o número de idosos que, a 28 de setembro, se reuniram no Pavilhão Serafim Marques, em S. Paio de Gramaços, no “Encontro Sénior 2011” que, com grande animação e convívio, assinalou o Dia Internacional do Idoso.
O Encontro Sénior de Oliveira do Hospital, evento de caráter anual, coincidiu este ano com o Dia Internacional do Idoso, celebrado um pouco por todo o lado.
Organizado pelo pelouro da Ação Social e Solidariedade da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, em parceria com as Instituições Particulares de Solidariedade Social, o “Encontro Sénior 2011” foi desenvolvido pela Rede Social concelhia, integrado nas atividades definidas no Plano de Ação 2011.
Com um programa que envolveu a receção aos idosos, realização de atividades gímnicas; missa; almoço convívio e atuação do artista Gabriell, foi objetivo do “Encontro Sénior 2011” promover momentos de partilha, num ambiente animado e de partilha, refletido nos sorrisos de idosos e funcionários das 19 Instituições Particulares de Solidariedade Social e dois Lares de Idosos privados presentes.
A iniciativa serviu igualmente para “prestar homenagem a diretores e funcionários das Instituições Particulares de Solidariedade Social”, como referiu o presidente da Câmara Municipal. “Prestam um serviço de qualidade a todas as populações”, afirmou José Carlos Alexandrino, que fez também questão de recordar José Carlos Silva, falecido no dia anterior, “um homem que, durante 16 anos, fez um grande trabalho” como dirigente da Associação Progressiva de Santo António do Alva. Prometida ficou a reedição da iniciativa em 2012, ao ar livre, no Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Aldeia das Dez.
Para além de destacar a mais valia do convívio proporcionado pelo grande encontro da população sénior – “é um momento de confraternização entre os idosos”, frisou – o vereador com o pelouro da Ação Social e Solidariedade da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital considerou estar face a um “momento de afirmação do trabalho das IPSS do concelho, que representam muito em termos de emprego. Hoje as IPSS valem mais de 500 postos de trabalho criados em Oliveira do Hospital”, observou José Francisco Rolo, que não hesitou em considerar que “as IPSS no seu conjunto são a maior empresa de Oliveira do Hospital”.