good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Oliveira do Hospital apresenta Rede Aldeias de Montanha a investidores

Oliveira do Hospital acolheu uma sessão de apresentação da Rede de Aldeias de Montanha participada por autarcas, operadores turísticos e outros agentes privados.

O Município de Oliveira do Hospital integra esta rede, constituída por um conjunto de aldeias com caraterísticas únicas que integram ou confinam com o Parque Natural da Serra da Estrela, através de S. Gião e Alvoco das Várzeas.

Criada em 2013 pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), visa a promoção do desenvolvimento turístico integrado da rede enquanto marca agregadora do potencial da Serra da Estrela.

Nesta sessão, realizada no stand do Município na ExpOH 2015, Célia Gonçalves, técnica da ADIRAM fez a apresentação da Rede de Aldeias de Montanha (RAM), as suas características e valores associados, do plano de ação que está assente num conjunto de negócios coletivos e do plano de animação que se pretende vincado pelos valores do território, a natureza, autenticidade e cultura.

Anfitrião do encontro, o presidente da Câmara Municipal sublinhou a importância da “entrada nesta rede” para o concelho e os agentes privados “para que se possa transformar aquele território num território de oportunidades”. “Estamos muito imbuídos nesta opção clara deste executivo, de integrar a rede e queremos encontrar privados para fazer candidaturas para este conjunto de oportunidades”, referiu José Carlos Alexandrino que reiterou, “acreditamos neste projeto e acreditamos que para desenvolver o turismo temos de ter determinadas marcas e estarmos agregados em complementaridade”.

Frisando que o número de dormidas no concelho tem aumentado, de acordo com dados do INE, o autarca sublinhou a “aposta deste executivo em estratégias de marketing territorial para colocar Oliveira do Hospital nas rotas dos turistas, que tem sido muito bem conseguida”.

Para José Carlos Alexandrino, este trabalho “conjunto com a Rede de Aldeias de Montanha também nos trará essa visibilidade. Há projetos muito interessantes no concelho e não serão só as duas aldeias que irão beneficiar” dando como exemplo o investimento na componente imaterial que poderá tirar dividendos com a adesão a esta rede.

Oliveira do Hospital é um concelho habituado a trabalhar em redes participativas, integrando várias redes de desenvolvimento do território pelo que desde a primeira hora se manifestou interessado na adesão à RAM uma vez que “Oliveira do Hospital se identifica fortemente com a Serra da Estrela”.

Como adiantou o vereador do Turismo, “sempre acreditámos que mais do que a integração nas Aldeias de Montanha existe esta possibilidade de envolvermos o território associado à marca distintiva da Serra da Estrela e através de um novo programa, no âmbito do Portugal 2020, conseguirmos ajudar a desenvolver ou a fazer emergir um conjunto de negócios, atividades e de eventos”.

Neste momento, como frisou José Francisco Rolo, “temos aqui uma nova marca e uma oportunidade. Há bons projetos que temos vindo a identificar no território, em S. Gião e em Alvoco das Várzeas, mas há também a possibilidade de integrar uma rede que pode alavancar outros projetos privados associados aos valores turístico-ambientais da montanha”.

O desafio que o responsável lançou aos privados é que “junto do Município ou da ADI façam a sinalização de projetos e iniciativas privadas. Arrisquem, incorporem inovação a estes valores aqui explanados”. Nesta fase pretende-se a identificação de projetos, promotores e respetiva estimativa de investimento que possa alimentar o processo de candidatura da RAM.

Presente na sessão, Miguel Ventura, presidente da ADIBER manifestou a disponibilidade para “em conjunto implementar ações no território coincidente”, frisando que “uma das virtudes destes projetos é o facto de nascerem com o forte envolvimento da comunidade local, dos atores e agentes locais que vivem o território no seu dia a dia”, acrescentou.

A Rede de Aldeias de Montanha começou como projeto piloto no Município de Seia estando em processo de alargamento para os municípios de Oliveira do Hospital, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda e Manteigas; no âmbito do programa operacional Centro 2020.

Bem vindo