O Município de Oliveira do Hospital vai assinalar esta sexta-feira, 13 de maio, o Dia Europeu Sem Elevadores (No Elevators Day) com uma campanha simbólica que pretende sensibilizar os oliveirenses para a adoção de hábitos de vida saudáveis.
Esta iniciativa, que faz parte da campanha “NowWeMove“, dinamizada pela International Sport e Culture Association, pretende sensibilizar os cidadãos para os benefícios da utilização regular de escadas, em detrimento do uso de elevadores.
Para assinalar este dia, que conta com a adesão de cada vez mais municípios europeus, o Pelouro do Desporto da Câmara Municipal, através do programa “mOHve-te”, vai desafiar os munícipes a adoptarem estes pequenos gestos, lançando ações de sensibilização em locais públicos e privados onde existam elevadores, que podem ter um impacto bastante significativo em termos de saúde pública.
Sublinhe-se que, segundo a Direção Geral da Saúde (DGS), “subir cerca de 3 andares por dia, pode diminuir em cerca de 20% o risco de AVC ou de morte por outras causas, enquanto que subir escadas durante dois minutos diariamente, por exemplo, permite um gasto de calorias suficiente para eliminar 500 gramas de peso ganho por um adulto num ano.
A DGS frisa também, no âmbito desta campanha, que utilizar as escadas de forma regular apresenta vários benefícios, como a “melhoria dos níveis de colesterol, o fortalecimento da estrutura óssea, o aumento da capacidade respiratória e a redução do risco de osteoporose e fraturas”.
Neste contexto, e no âmbito das políticas que vem seguindo para a promoção da saúde e bem-estar com o programa “mOHVE-te, o Município de Oliveira do Hospital associa-se assim ao Dia Europeu Sem Elevadores, com o intuito de sensibilizar a população para a importância da adoção de hábitos de vida mais saudáveis no seu estilo de vida.