Durante o mês de julho e setembro, o Município de Oliveira do Hospital vai promover a formação “Oficina do território: um programa educativo para Oliveira do Hospital” dirigida a professores com vista à preparação de nova oferta de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) em Oliveira do Hospital.
A formação, em processo de acreditação, decorrerá no dia 5 de julho das 14H00 às 18H00, nos dias 11, 24, 27 de julho e 16 de setembro das 9H00 às 17H30 na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital. As inscrições decorrem até 30 de junho sendo que os interessados poderão fazê-lo através dos seguintes contactos: gav@cm-oliveiradohospital.pt; gecad@cm-oliveiradohospital.pt ou 238 605 267, canais também disponíveis para obter mais esclarecimentos.
O nosso território tem muita importância nas nossas vidas sendo parte da nossa identidade e, se for explorado como fonte de aprendizagem pode ser potenciador de muitas competências e descobertas sobre nós e os outros. Neste sentido, com o objetivo de desenvolver uma oferta educativa diferenciada, o Município de Oliveira do Hospital está a construir um programa novo para as AEC – “Oficina do Território” – e fará esta formação de preparação para todos os professores que desejem integrar e/ou acompanhar o mesmo, designadamente para todos aqueles que pretendam concorrer para o poderem aplicar no próximo ano letivo.
Com este programa pretendem-se potenciar novas metodologias educativas que, ao mesmo tempo que se explora o território e o meio, se reforçam competências de escrita, comunicação, autonomia, responsabilidade, bem como outras que permitam aos nossos jovens reconhecer, saber estar e participar em sociedade.
Esta “Oficina do Território” incidirá em diversos temas como “Eu e a minha família no território”; “As freguesias e as suas riquezas”; “Os arguinas”; “O Rio Alva” e “Os vestígios romanos em Oliveira do Hospital”. Construção de uma oferta específica sobre o território a implementar ao nível das AEC; desenvolvimento de competências de estudo, criatividade, resolução de problemas autonomia e responsabilidade nos jovens; implementação de atividades metodológicas inovadoras e práticas dinâmicas para exploração dos conteúdos do território; e aumento do conhecimento e interesse no território por parte das crianças e jovens são alguns dos objetivos deste programa.