“O Ciclo da Lã” inaugurou a programação da 22.ª Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, cujo ponto alto decorreu no fim de semana de 9 e 10 de março. A iniciativa foi realizada na noite de 7 de março, no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, onde foi exibido o filme “Lã em tempo real” do documentarista Tiago Pereira e da investigadora Rosa Pomar, que se têm debruçado sobre o ciclo tradicional da lã. Trata-se de um “projeto audiovisual híbrido em que se encontram a pesquisa e a documentação recolhida por Rosa Pomar em torno do ciclo tradicional da lã e dos lanifícios em Portugal, e o trabalho de Tiago Pereira, que funde documentário e arquivos com práticas de vídeo em tempo real.”
Na sessão esteve presente Ana Alpande, que se tem dedicado ao estudo da lã e do seu ciclo e respetiva inclusão na prática da tradição oral, enquanto contadora de histórias, a sua principal ocupação neste momento. A jovem, agora a residir em Andorinha, partilhou com o público presente a forma como trabalha a lã, os trabalhos que realiza e algumas especificidades e curiosidades acerca deste material natural.
O programa “O Ciclo da Lã” teve continuidade durante o fim de semana, no recinto da feira do Queijo Serra da Estrela. Na tenda de eventos foi dinamizada, também por Ana Alpande, a oficina “Tosquiar, Cardar, Fiar” aberta à participação do público, em particular das crianças.
A vereadora da Cultura, Graça Silva sublinhou o “trabalho importante que está a ser feito” com estas iniciativas promovidas pela Câmara Municipal e que permitem ao público mais novo “ter um conhecimento mais aprofundado acerca da lã e da ovelha”. A realização da oficina foi uma oportunidade para “transmitir aos mais novos temáticas e saberes que é necessário não deixar desaparecer”, permitindo que “eles fiquem cada vez mais interessados” por estas.