good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Novo livro de Lucinda Maria é apresentado no sábado

O mais recente livro de Lucinda Maria, intitulado “Viagens através da imaginação”, é apresentado no próximo sábado, dia 4 de junho. A sessão de apresentação do livro terá início às 16H00 na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e para a qual o Município de Oliveira do Hospital dirige o convite a todos os oliveirenses.

Neste seu sétimo título, “Viagens através da minha imaginação” que é uma edição do Município de Oliveira do Hospital, a autora apresenta-nos um livro de prosa composto por narrativas várias, grande parte delas já escritas anteriormente, sendo que algumas histórias são ficcionadas e outras baseadas em factos reais, às quais se juntam outros episódios que lhe dizem intimamente respeito. Ingredientes que certamente aguçam a curiosidade dos fieis leitores desta autora concelhia sendo que há ainda a registar a particularidade de se encontrar nas páginas deste novo título, três histórias que têm como figura central os três monumentos nacionais do município – Capela dos Ferreiros; Igreja Moçárabe Lourosa; Ruínas Romanas da Bobadela.

Lucinda Maria é uma das autoras concelhias com mais títulos publicados sendo publicamente conhecido o seu gosto pela escrita, e particularmente pela poesia. Nascida em Oliveira do Hospital, concluiu o Curso do Magistério Primário na Escola do Magistério Primário da Guarda em 1972, com apenas 20 anos de idade. Nesse ano iniciou a carreira de docente na Escola de Oliveira do Hospital onde exerceu até se aposentar, tendo ainda passado por várias escolas do concelho.

Sempre foi apaixonada pelo português, pela escrita, pela leitura e por tudo o que se relacionasse com o estudo da Língua Materna. Adora investigar, aprender, saber e privilegia o conhecimento e a cultura, nas suas várias vertentes. Assume-se uma oliveirense convicta, sempre pronta a defender a terra natal, onde continua a residir.

“Viagens através da imaginação” (2022) é o mais recente livro de Lucinda Maria que conta com outros títulos publicados, a saber: “Palavras Sentidas” (2013); “Alma” (2014); “Divagando…” (2015); “Terra do meu coração” (2016);  “Sonho?… Logo existo” (2017); “Um ano… 365 poemas” (2018). Conta ainda com participações em diversas publicações, de autoria coletiva, desde poesia a pequenas histórias e contos infantis.

De referir que de seguida, pelas 17H30 irá ser inaugurada, no Café Central, a exposição de peças estilizadas “Renascer com Arte” da autoria de Margarida Vasconcelos.

Viagens através da imaginação (2022) | Sinopse:
“Será que se pode viajar, sem sair de casa? Sim! A prova encontra-se  neste livro. Viajei no espaço, viajei no tempo, encontrei pessoas, vivi histórias e mesmo História… Através da imaginação, embarquei na máquina do tempo, calcorreei o passado, recordei… recordei… Fui escrevendo e narrando as lembranças. Fui escrevendo e ficcionando pedaços de vidas que se cruzaram, se entrelaçaram, se fundiram… ou se separaram. Como cenário, quase sempre a minha terra, o meu concelho.
Assim nasceu esta obra. Convido-vos a embarcar comigo nesta odisseia pelas esquinas do tempo. Boa viagem!”

Bem vindo