O presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, assinalou no dia 16 de setembro o arranque do ano escolar com uma visita simbólica às instalações do novo Campus Educativo, o maior investimento na área da Educação feito em Oliveira do Hospital.
O novo Campus Educativo de Oliveira do Hospital tem capacidade para acolher mais de 480 crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico, está equipado tecnologicamente em todas as salas de aula e, ao nível das infraestruturas, dispõe de biblioteca, ginásio com balneários, espaço de refeitório modular e zonas de lazer no interior e no exterior.
A concretização deste projeto, que abriu as portas pela primeira vez neste ano letivo com 15 turmas do primeiro ciclo e cinco do ensino pré-escolar, representa, desde sempre, a obra de maior volume financeiro realizada em Oliveira do Hospital, num investimento na ordem dos 7 milhões de euros, com um financiamento da União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, de 85 por cento sobre o investimento elegível.
Na visita realizada esta manhã, José Francisco Rolo fez-se acompanhar pela vereadora da Educação da Câmara Municipal, Graça Brito, pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira, e pelo diretor-adjunto e responsável pelo Pré-Escolar, 1ºCEB, Artur Abreu. A visita foi conduzida pelas professoras responsáveis pelo Campus Educativo, Natália Amaral e Sílvia Coelho.
“Estamos perante uma escola de excelência que eleva os padrões de qualidade do ensino público em Oliveira do Hospital e que está certamente na linha da frente das respostas educativas ao nível da região e do país, e num contexto de aumento do número de alunos no concelho”, afirmou o presidente da Câmara Municipal.
Do ponto de vista do ensino, José Francisco Rolo reforçou que este “é um espaço para que as crianças possam desenvolver o seu processo de aprendizagem, com melhores condições para os alunos, para os professores e para todos os profissionais da educação” que ali trabalham.
“Abrimos o Campus Educativo para servir a comunidade escolar e a comunidade educativa de Oliveira do Hospital. Um novo espaço para os alunos, um novo espaço para os professores, um novo espaço para os pais e encarregados de educação e para todos os profissionais de educação”, referiu.
“Um projeto exigente, e uma prioridade de investimento em Oliveira do Hospital, iniciado no anterior mandato e que é hoje uma realidade”, acrescentou José Francisco Rolo, “grato e honrado por participar nesta abertura” do ano letivo 2024/2025.
Para a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Brito, o novo Campus Educativo “tem todos os recursos que hoje se podem exigir aos níveis de ensino do pré-escolar e do primeiro ciclo, no que diz respeito as infraestruturas interiores e exteriores, como ao nível da tecnologia”.
Chegados a este dia, “faz-nos sentir recompensados ao sentirmos a alegria das crianças. A partir de agora vamos iniciar um novo caminho ao nível da aprendizagem. Foi por isso que se apostou na modernização desta oferta pública”, salientou Graça Brito.
Segundo o diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira, o Campus Educativo é um “espaço com condições físicas excecionais, onde todos esperamos desenvolver o melhor trabalho”.
Note-se que aquele agrupamento, que agrega as escolas da rede pública de Oliveira do Hospital, EB Integrada da Cordinha, em Ervedal da Beira, EB Integrada de Lagares da Beira, e a EB Integrada de Ponte das Três Entradas, tem vindo a aumentar o número de alunos nos últimos anos letivos.
Frequentam a escola pública de Oliveira do Hospital, até ao ensino secundário, mais de 2200 alunos, de 28 nacionalidades, acompanhados por 300 professores.
A esta oferta pedagógica junta-se o ensino profissional na EPTOLIVA e o ensino superior, com oferta formativa ao nível de mestrados, na ESTGOH – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital.