O terceiro dia da ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital foi dedicado à solidariedade e à promoção da Rede Social concelhia através da realização de mais uma ExpoSocial, que constitui uma das imagens de marca do certame oliveirense.
No dia 29 de julho, a programação incluiu a promoção de uma gala social com concertos de duas bandas “muito especiais” constituídas por utentes de duas instituições: 5.ª Punkcada, dos utentes portadores de deficiência da Quinta da Conraria, e a Banda Maior, integrada por seniores de Odivelas, que contagiaram o público presente com o seu entusiasmo constante.
Neste dia foi ainda promovida a campanha “1Kg/ 1L de Esperança” de recolha de bens e fundos para reverter a favor do Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital, que tem vindo a dar uma importante e fundamental ajuda a vários agregados familiares do concelho de Oliveira do Hospital.
Foram “iniciativas preparadas pela Rede Social concelhia para afirmar e celebrar o trabalho das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Oliveira do Hospital”, afirmou José Francisco Rolo, vice-presidente do Município.
O vereador do pelouro da Ação Social destacou ainda que “desde o início se quis fazer uma ExpOH com um forte pendor e uma forte marca de solidariedade social, e com esta iniciativa quisemos manter esse traço comum destes quatro anos” de Feira Regional de Oliveira do Hospital.
“Queremos uma ExpOH com coração, com sensibilidade social e que pede o apoio da população em geral, dos visitantes, e de todos nós para dar um pouco, generosamente, para quem mais precisa”, assinalou José Francisco Rolo, que constata com agrado que a recolha de bens, nomeadamente direcionados para crianças, é uma “marca da ExpoSocial da ExpOH”.
Neste dia foi ainda apresentado publicamente o programa “Escola Feliz”, projeto pioneiro lançado no ano passado pelo Município de Oliveira do Hospital e que este ano ganha nova forma, sem perder de vista o objetivo da consolidação de aprendizagens junto dos alunos do 1.º ciclo, preparando-os melhor para o início do próximo ano letivo.
Com a promoção da ExpoSocial foi dado ainda maior destaque à economia social, que tem forte presença entre os expositores presentes na ExpOH, que aproveitam o certame para um contacto próximo com o público visitante e para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem junto dos seus utentes, nas áreas da infância, deficiência e terceira idade.