Uma casa cheia de calor humano, sorrisos ternos e animação marcaram a edição 2024 do Natal Sénior, encontro organizado pela Rede Social Concelhia, pela Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (PAASI) e Município de Oliveira do Hospital.
Foi o regresso de uma das iniciativas mais acarinhadas pelos idosos e que este ano, ao coincidir com o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, teve também a participação das instituições locais que dão resposta e apoio à pessoa com deficiência.
A iniciativa reuniu cerca de 400 pessoas, entre utentes das instituições participantes, grupos de animação musical e de atividade física, e organização, num grande momento de encontro interinstitucional e intergeracional em que se celebrou o espírito natalício procurando fomentar um envelhecimento ativo e saudável, essenciais para qualquer município que se queira inclusivo e moderno.
“É o regresso desta iniciativa, a pedido das instituições após o período desafiante da pandemia, que proporciona um momento de partilha, reunião e convívio, e depois de também já termos feito semelhante convívio por ocasião do dia da espiga”, assinalava o Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, acompanhado pela vereadora da Ação Social, Graça Brito.
Para o autarca, este é também o momento de “agradecer o trabalho fantástico de todos os profissionais do setor social, que executam com dedicação e excelência um trabalho único, o de cuidar e proteger os nossos idosos, os cidadãos que estão nos lares, nos centros de dia e em apoio domiciliário”.
José Francisco Rolo sublinhou também o “trabalho de dinamização da nossa rede social que sempre assumimos que é de excelência, com profissionais de excelência que se entregam não só com profissionalismo mas com amor e afeto”, saudando a presença da Diretora do Centro Distrital de Coimbra do Instituto da Segurança Social, Manuela Veloso; e do Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes que celebrou a Eucaristia com os párocos locais.
“Em Oliveira do Hospital temos uma boa rede de lares do setor social e do setor privado, e estamos numa altura em que se prepara um conjunto de novas respostas que vai robustecer, elevar a qualidade da resposta e quantidade de camas para acolher os cidadãos com mais idade, criando mais coesão social e ambiente de proteção no nosso concelho”, disse o autarca, acrescentando “em nome do município quero demonstrar o público reconhecimento pelo trabalho que todos fazem. É esse também o propósito de encontros como o de hoje e de medidas concretas que temos previstas no orçamento municipal para 2025”.
Manuela Veloso, Diretora do Centro Distrital de Coimbra do Instituto da Segurança Social saudou todos os presentes por este momento de confraternização e enalteceu o “o papel que as IPSS têm no ato de cuidar dos outros que é o gesto mais nobre do ser humano; e que as instituições fazem diariamente, através das direções, técnicos e todos os profissionais.
Natal Sénior 2024 marcaram presença 15 entidades, a saber: ARCIAL; Associação Desenvolvimento Social do Vale do Cobral; Associação Progressiva de Santo António Alva; Associação Virgílio Hall da Fonseca; Cáritas Diocesana de Coimbra; Centro de Desenvolvimento de Penalva de Alva; CERCAV; Centro Paroquial Solidariedade Social da Bobadela; Centro Paroquial Solidariedade Social Lagares da Beira; Centro Paroquial Solidariedade Social de Santa Ovaia; Centro Social de Aldeia das Dez; Centro Social e Paroquial de Ervedal da Beira; Fundação Aurélio Amaro Diniz; Quinta. de S. José;Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô.
O dia iniciou com a promoção de atividade física e desportiva orientada pelos professores e alunos do curso de Desporto; e de animação com o curso de Multimédia, ambos da Eptoliva, seguindo-se a celebração de Eucaristia com a presença do Coral de Sant’Ana e o almoço partilhado com iguarias natalícias. A tarde foi enriquecida com animação cultural pelas vozes do Coro Infantil da Fundação Aurélio Amaro Diniz e a Estotuna D’Espital, tuna académica da ESTGOH.
Valorizar e dignificar as pessoas idosas, enquanto cidadãos de pleno direito, bem como incentivar a sua participação em iniciativas que estimulam a sua criatividade e proporcionam momentos de alegria entre as pessoas das várias instituições que operam no território do concelho são alguns dos objetivos deste encontro.