good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Natal Sénior 2015 reuniu 450 idosos em encontro

Cerca de 450 idosos participaram no Natal Sénior 2015 – Encontro Concelhio de Idosos que decorreu na quinta-feira, 3 de dezembro, em Oliveira do Hospital.

Pelo segundo ano consecutivo, este encontro aconteceu no período de Natal reunindo os utentes de 16 entidades locais, entre IPSS e lares privados, numa organização da Rede Social Concelhia e da Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (PAASI) em colaboração com o Município de Oliveira do Hospital e todas as IPSS do concelho.

A iniciativa reuniu em convívio alargado, os idosos das IPSS do concelho, num dia que iniciou com atividades desportivas, como o boccia sénior e jogos tradicionais de mesa. Após a missa concelebrada seguiu-se o almoço partilhado entre todos os participantes e depois uma tarde com animação musical com o artista Gabriell, no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital.

Bastante satisfeitas com este dia diferente do quotidiano estavam duas utentes do Centro Paroquial de Solidariedade Social de Santa Ovaia. Maria Rosinda Fontes, 80 anos, assinalava “estou a gostar muito do convívio e já fui a vários encontros”. Opinião partilhada por Maria Conceição Borges de 89 anos para quem “este é um dia diferente. Gosto muito da instituição e estou a gostar muito de aqui estar”.

Habituado a falar em versos, que de imediato lhe saem da boca, Gregório Elias, 82 anos, é utente da Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral e confidenciou, “gosto muito deste encontro e é pena não haver mais vezes”.

Cristina Paulino, técnica na ADSC Vale do Cobral, frisa que esta iniciativa é muito importante e que é “sempre aguardada pelos utentes” com expetativa, constituindo um espaço de “reencontro de pessoas que estão nas diferentes IPSS e são das suas terras” e é “um momento de confraternização entre as várias instituições.

O Natal Sénior 2015 – Encontro Concelhio de Idosos mobilizou “quase quinhentas pessoas” como assinalou o vice-presidente e vereador do pelouro da Ação Social que dirigiu palavras de agradecimento às instituições pela sua capacidade de mobilização e “dedicação à causa da dignificação dos nossos idosos”, acrescentou.

Também o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital endereçou votos de uma feliz quadra natalícia a todos os presentes. “É uma grande honra receber-vos neste encontro e não podemos esquecer os que, devido às duas condições de saúde, não puderam estar presentes”, disse José Carlos Alexandrino que dirigiu uma palavra a todos os diretores, técnicos e colaboradores “por todo o trabalho que desenvolvem à frente das instituições e no qual tenho grande orgulho”.

Valorizar e dignificar as pessoas idosas, enquanto cidadãos de pleno direito, bem como incentivar a sua participação em iniciativas que estimulam a sua criatividade e proporcionam momentos de alegria entre as pessoas das várias instituições que operam no território do concelho são os objetivos deste Encontro Sénior, que constitui também um momento para o Município voltar a demonstrar o reconhecimento e a projeção do trabalho realizado pelas IPSS na prestação de cuidados e apoio à terceira idade, assim como no desenvolvimento de meios para a criação de postos de trabalho e fixação de população ativa nas freguesias.

Bem vindo