No âmbito da candidatura intermunicipal “À Beira do Fado” foi dinamizada uma nova ação, intitulada “Escola do Fado”. Durante dois dias, os músicos Raquel Paixão, na guitarra portuguesa, e Júlio Pereira, na viola clássica, dinamizaram diversas oficinas dirigidas aos alunos de vários ciclos que frequentam o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.
Totalmente vocacionada para a sensibilização dos mais novos para o Fado, este património imaterial da Humanidade foi às escolas superando as expetativas de todos os envolvidos. “Escola do Fado” contou com a participação de 14 turmas de diferentes ciclos de ensino, pré-escolar, 1.º CEB e 2.º CEB, envolvendo perto de 300 participantes que descobriram esta musicalidade tão portuguesa mas que é também uma música do mundo.
Com um balanço positivo, a iniciativa agradou aos participantes conseguindo atingir os objetivos propostos de divulgação do Fado, a primeira expressão artística declarada Património Imaterial da Humanidade em Portugal, e sobretudo de despertar o interesse no público-alvo, potenciando novos interessados em abraçar este género musical.
Recorde-se que no concelho de Oliveira do Hospital se encontra patente, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, a exposição “Evocar o Fado” de uma riqueza cultural imensa e que vale mesmo a pena visitar. Está patente até 27 de junho, pode ser visitada diariamente entre as 10H e as 18H e há possibilidade de visita guiada cuja marcação deve ser efetuada na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital (238 692 376).
De referir também que a 6.ª edição do Festival Municipal da Canção – Fado, Fado Canção, promovida pelo Município de Oliveira do Hospital é realizada no âmbito da programação cultural em rede “À Beira do Fado”. As inscrições decorrem até 1 de julho e podem participar crianças e jovens entre os 5 e os 15 anos. Os interessados devem inscrever-se junto do Gabinete de Apoio à Vereação (gav@cm-oliveiradohospital.pt ou 238 605 257). O espetáculo final acontecerá no dia 23 de julho, às 21H30, no Largo Ribeiro do Amaral.
De assinalar que durante os meses de verão o município de Oliveira do Hospital irá ser palco de outras iniciativas da programação “À Beira do Fado”, nomeadamente concertos e noites de fados com fadistas de renome e que oportunamente serão divulgados em detalhe.
“À Beira do Fado” é um projeto em rede que junta os municípios de Arganil, Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra através de concertos, exposições e palestras, entre outras iniciativas, numa programação dinâmica, que alia a tradição à contemporaneidade e na qual se valoriza o território, considerando o papel de destaque dos agentes, grupos e associações culturais locais no projeto.