Uma formação sobre espumantes da Região da Bairrada marcou o início de um conjunto de iniciativas destinadas a profissionais das áreas da Hotelaria e da Restauração, promovidas pelo Município de Oliveira do Hospital, no âmbito de um protocolo com o Turismo de Portugal.
“Espumantes da Região da Bairrada: da produção à prova” decorreu no dia 3 de maio, no espaço da Casa-Museu Fundação Maria Emília Vasconcelos Cabral e contou com 24 participantes, representantes de 14 estabelecimentos da área da hotelaria do concelho de Oliveira do Hospital.
Esta formação, a primeira de três a decorrer no mesmo âmbito, visam o desenvolvimento turístico do concelho e surgem na sequência de uma proposta lançada pelo Município de Oliveira do Hospital aos profissionais das áreas do alojamento e da restauração hoteleira, no seguimento das reuniões anteriormente feitas com estes agentes.
Na sessão de boas-vindas aos participantes, a vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Silva, salientou a importância destas ações num concelho que “quer continuar a evoluir, a crescer e a ter mais e melhor oferta para quem é de cá e para quem nos visita” e também para “contribuir para a fidelização de clientes”.
“Estamos atentos à evolução dos tempos e sabemos que, quer o turista, como o cliente habitual estão mais exigentes”, referiu Graça Silva.
Para o Município, acrescentou, estas formações têm o objetivo comum de que “todos imbuídos no mesmo espírito, possamos servir melhor quem vem conhecer, quem vem comer e quem vem dormir” a Oliveira do Hospital.
Participaram nesta formação os restaurantes e unidades hoteleiras, Albergaria do Choupal, Almeidense, Casa dos Frangos, Casa dos Grelhados, Flag Hotel Convento do Desagravo, Hotel Rural Quinta da Geia & Restaurante João Brandão, Laranja Azul, O Cantinho, O Gouveia, Olea, Olhar Sobre o Alva, Pedro’s, Restaurante Cristina, Roots – Aqua Village Health Resort & Spa e Vinha do Vale.
Sob orientação do Chef e Sommelier Paulo Pechorro, formador da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, a formação “Espumantes da Região da Bairrada: da produção à prova” está inserida no plano formativo do “Programa Formação + Próxima” do Turismo de Portugal I.P.
Aos formandos foi feita uma primeira abordagem sobre a história dos Espumantes da Região Vitivinícola da Bairrada, as principais características, solos e castas e métodos de produção.
Foram também abordadas perspetivas de possíveis harmonizações enogastronómicas, com brancos, tintos e rosés. A formação terminou com uma prova organolética.
Neste contexto, a segunda formação a decorrer no Munícipio de Oliveira do Hospital assenta na temática da “Organização do Serviço de Andares: Qualidade do Serviço de Alojamento”.
Tem a duração total de nove horas e decorre em três momentos, com datas previstas para os dias 10, 17 e 24 de maio, das 10h00 às 13h00. Os interessados devem inscrever-se através do link.
“Técnicas de Venda e Gestão de Reclamações” é o tema da terceira formação. Decorre nos dias 6, 13 e 15 de junho, das 15h30 às 18h30, num total de nove horas de curso. Os interessados devem inscrever-se através do link.
Todas as formações são de participação gratuita e decorrem em regime presencial, mediante inscrição prévia e incluem a obtenção de certificado de participação em casa atividade.
Estão abertas à participação de profissionais das áreas da hotelaria e da restauração do concelho de Oliveira do Hospital e visam capacitar os formandos de novas e melhoradas competências para o desenvolvimento de funções desempenhadas no mercado do turismo.
O Município de Oliveira do Hospital, enquanto agente de conhecimento e de desenvolvimento do seu território, dotado de forte capacidade de mobilizar as suas comunidades e o tecido empresarial local, constitui-se como parceiro da importância estratégica para o desenvolvimento do “Programa Formação + Próxima”.
As formações a decorrer em Oliveira do Hospital no âmbito do plano formativo do “Programa Formação + Próxima”, resultam de um protocolo de colaboração formalizado no ano passado, entre o Município de Oliveira do Hospital e o Turismo de Portugal I.P., no âmbito de um Programa Reativar Turismo | Construir o Futuro, que contempla um conjunto de medidas que visam estimular a economia e a atividade turística.
De igual modo, permitem superar os objetivos e as metas de sustentabilidade económica, ambiental e social, definidas na estratégia Turismo 27 e promover o turismo ao longo de todo o ano e manter as pessoas, profissionais, turistas e residentes, no centro da estratégia e da ação.
Mais informações sobre plano de formações podem ser obtidas através do e-mail: turismo@cm-oliveiradohospital.pt.