good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Município investe 40 mil euros para premiar vencedores do Empreender +

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acaba de lançar a edição 2013 do concurso municipal de ideias de negócio “Empreender +”, o qual apresentará três grandes novidades ao nível do regulamento. O valor total dos prémios foi reforçado em 25%, representando agora um investimento de 40 mil euros por parte do Município para alavancar ideias de negócio, sendo que, além dos três primeiros classificados, cujos prémios terão o valor de 15 mil, 11 mil e 9 mil euros, passarão a ser atribuídas duas menções honrosas, no valor de 2500 euros. Para além disso, os projetos concorrentes passarão a estar sujeitos a uma pré-seleção que apurará os dez projetos finalistas e que será realizada por membros do júri, órgão a que se junta, a partir de agora, a ADIBER, uma entidade com poder de capacitação e que integra a rede de parceiros para a divulgação do concurso de ideias de negócio na região.

Na apresentação do “Empreender + Oliveira do Hospital 2013”, que decorreu no segundo dia da III Feira do Emprego, Formação e Empreendedorismo, o vice-presidente da autarquia realçou que se quer “estimular um ambiente favorável à criatividade, à inovação e ao empreendedorismo” através de um “conjunto de ações para transformar ideias de negócio em projetos, e projetos em investimentos alavancados num conjunto de instrumentos e de parceiros”.

Sublinhando que “Oliveira do Hospital fez-se pela força e determinação de empresários e tem uma já longa e enraizada cultura de empreendedorismo de base local”, referiu ainda que o concelho quer “capitalizar o esforço, o arrojo e a criatividade dos cidadãos em geral, dos alunos da ESTGOH e do ensino profissional, e de todos os que se queiram lançar na vida ativa. Queremos transformar os problemas do território em soluções para as pessoas”, concluiu o vice-presidente do município.

O período de candidaturas ao “Empreender + Oliveira do Hospital 2013” decorrerá entre 15 de maio e 15 de setembro, podendo concorrer todos os cidadãos ou empresas que pretendam implementar e manter a sua ideia de negócio no concelho de Oliveira do Hospital. Este concurso visa incentivar o empreendedorismo, a inovação empresarial e a renovação do tecido económico concelhio, fixando quadros qualificados. Premiará projetos inovadores, originais, exequíveis, que respondam às necessidades do mercado e que possam originar novos produtos, processos ou sistemas. Serão relevados o grau de inovação e o setor de atividade, com enfoque diferenciador na agricultura, floresta, eficiência energética, energias renováveis, bioeconomia e turismo; o grau de probabilidade de sucesso; a mais valia ambiental; e a qualidade do plano de negócios, que serão avaliados por um júri constituído por doze entidades. Aos premiados será dada prioridade de instalação na incubadora de empresas da BLC3.

Na sessão de apresentação do Empreender +, Miguel Ventura, presidente da ADIBER, sublinhou que o concurso constitui um “pontapé de saída para projetos empresariais” que muitas vezes são projetos de vida criadores de “emprego e riqueza”. O responsável sublinhou o “arrojo do Município ao lançar o repto aos empreendedores locais para apresentarem iniciativas e ao ajudá-los a concretizar os seus projetos” o que faz do Empreender + um “projeto de referência na região”.

Carlos Veiga, presidente da ESTGOH, outra das entidades parceiras e elemento do júri, mostrou a sua satisfação pela qualidade dos projectos, que tem aumentado de ano para ano, bem como o número de ideias candidatas, frisando que neste concurso é diferenciador o facto de “ser dado um apoio ao desenvolvimento da ideia”. Rui Marques, promotor de um dos projetos vencedores na edição de 2009, a OHPhicina das Artes, partilhou a sua experiência, dando conta que o prémio possibilitou dar os primeiros passos na construção de um projeto do qual se orgulha, uma academia de música que procurou dar resposta a solicitações que o público alvo não encontrava no mercado.

Bem vindo