good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Município de Oliveira do Hospital vai requalificar Bairro Social João Rodrigues Lagos

O Município de Oliveira do Hospital já aprovou os procedimentos concursais para a reabilitação do Bairro Social João Rodrigues Lagos.

Em causa está um investimento na ordem dos 550 mil euros, que integra a realização de obras de reabilitação total de 21 habitações, assim como a criação de hortas urbanas nos logradouros daquele espaço habitacional e, ainda, a requalificação urbanística do espaço público deste bairro social, construído nos finais da década de 50 pelo benemérito João Rodrigues Lagos.

Este projeto, financiado em 85 por cento pelo PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Oliveira do Hospital, através do PAIDC – Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas, insere-se na estratégia de requalificação urbana da cidade de Oliveira do Hospital, que incluirá também a requalificação da zona histórica através de um investimento de cerca de 2 milhões de euros, e deverá estar concluído em 2020.

Nesta operação, está ainda contemplada a reconstrução de mais quatro habitações daquele bairro social, propriedade do Município de Oliveira do Hospital, que foram destruídas pelo incêndio de 15 de outubro de 2017, num investimento de cerca de 155 mil euros, que será financiado pelo FSUE – Fundo de Solidariedade da União Europeia.

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, salienta que este investimento – num núcleo habitacional com características de comunidade desfavorecida – visa, sobretudo, “melhorar as condições de habitabilidade e bem estar aos arrendatários e utentes das habitações sociais”.

O autarca realça também a importância dos investimentos que serão feitos ao nível da requalificação urbanística e na criação das hortas urbanas que, certamente, serão uma grande mais valia para os residentes, que passarão a ter a oportunidade de praticar uma agricultura urbana e de auto-sustento junto às suas próprias habitações, com ganhos acrescidos nos planos da auto estima e integração social.

Bem vindo