O Município de Oliveira do Hospital acolheu, na passada terça-feira, 17 de maio, uma palestra subordinada ao tema “Gestão dos pinhais afetados pelo nemátodo da madeira do pinheiro na Coreia do Sul” com a presença de uma comitiva de investigadores e diretores florestais da Coreia do Sul. A sessão decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.
A comitiva e os participantes foram recebidos pelo vice-presidente e vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, e pela vereadora das Florestas e Desenvolvimento Rural, Teresa Dias, que deram as boas vindas aos participantes saudando a realização deste encontro sobre esta problemática.
Tratou-se de um encontro entre técnicos sul coreanos e portugueses sobre a Doença da Murchidão dos Pinheiros causada pelo nemátodo. Num primeiro momento foi realizada uma intervenção pela Dra. Han Hyerim, uma das principais investigadoras da Divisão de Pragas e Doenças Florestais do Instituto de Ciências Florestais da Coreia do Sul. Seguiu-se um período de questões e troca de conhecimentos e experiências sobre o trabalho de erradicação do nemátodo da madeira do pinheiro.
O encontro foi uma organização da FNAPF – Federação Nacional das Associações de Produtores Florestais, do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. e CAULE – Associação Florestal tendo sido dirigido a todos os técnicos, profissionais e empresas do setor.