A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital tem em curso uma operação de limpeza e manutenção dos percursos pedestres existentes no concelho.
Os trabalhos iniciaram-se nos Caminhos do Xisto, com cinco percursos circulares homologados e de diferentes níveis de dificuldade.
São mais de 60 quilómetros, com sinalética, que proporcionam aos pedestrianistas um contacto privilegiado com a riqueza ambiental e patrimonial do território de Oliveira do Hospital.
O mesmo tipo de intervenção está também a ser levado a cabo na Grande Rota do Mondego, que no concelho de Oliveira do Hospital tem um percurso linear de 16,5 quilómetros entre Felgueira Velha e a Ponte da Atalhada, em Fiais da Beira.
Note-se que a Grande Rota do Mondego – promovida pela CIM – Região de Coimbra, visa dinamizar turisticamente os territórios compreendidos entre a Figueira da Foz e Oliveira do Hospital, numa extensão de 142 quilómetros.
Este percurso permite descobrir inúmeros pontos de interesse naturais, paisagísticos e culturais associados ao principal rio nacional, sendo constantes, ao longo do percurso, elementos do modo de vida local, tais como moinhos de água, açudes, socalcos, levadas, entre outros.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, frisa que os percursos pedestres que este executivo tem vindo a criar são um produto turístico de grande importância para o chamado turismo de natureza – atualmente muito em voga –, enaltecendo também a sua importância ao nível da prática de exercício físico e da promoção de estilos de vida saudáveis.
Refira-se que o Município de Oliveira do Hospital tem vindo a reforçar o seu posicionamento no segmento do turismo de natureza, integrando várias redes de produtos turísticos, como o PTI da CIM- Região de Coimbra; Rede de Aldeias do Xisto; Provere Inature e Rede das Aldeias da Montanha.