O Município de Oliveira do Hospital promoveu uma nova ação de plantação de árvores – pinheiros-mansos e sobreiros – com os alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH). A iniciativa, no dia 2 de maio, teve como objetivo plantar uma árvore por cada aluno que frequenta a escola, na ordem das três centenas, num terreno da Junta de Freguesia da Bobadela, e contou com a participação dos alunos da escola, de diferentes anos dos vários cursos da ESTGOH bem como de professores e do diretor da escola, Carlos Veiga.
A iniciativa foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, e pelos vereadores José Francisco Rolo (Ambiente), Graça Silva (Educação), Nuno Ribeiro (Juventude), Teresa Dias (Floresta e Desenvolvimento Rural). Os responsáveis autárquicos saudaram os participantes e sublinharam a importância da realização destas ações de caráter cívico e ambiental que contribuem para aumentar a área de floresta no concelho de Oliveira do Hospital.
Com esta atividade, o Município de Oliveira do Hospital concluiu as ações de plantação realizadas na primavera de 2016. Recorde-se que já em março, por ocasião do Dia Mundial das Florestas foi promovida a atividade “Plantar um Amigo” no âmbito da qual se procedeu à plantação simbólica de algumas árvores no Parque do Mandanelho. No dia 19 de março, a atividade envolveu mais de 200 crianças de várias Escolinhas de Bombeiros do concelho e região e do Agrupamento de Escuteiros 880 – Oliveira do Hospital, no âmbito da Semana da Proteção Civil. Já no dia 21 de março, para assinalar a efeméride, os participantes nas “Oficinas Criativas das Férias da Páscoa” dinamizadas pelas Bibliotecas Públicas Municipais também plantaram algumas espécies autóctones.
Com a iniciativa agora realizada na freguesia da Bobadela, inserida no âmbito do programa internacional Eco-Escolas e do programa de atividades de educação ambiental da Bandeira Azul, a área reflorestada no concelho ultrapassa os 23 hetares.
Desde 2010 que o Município de Oliveira do Hospital – através dos seus pelouros do Ambiente e Qualidade de Vida; da Floresta e Desenvolvimento Rural; e da Educação – tem dinamizado ações de reflorestação e educação ambiental com a participação em particular das crianças e jovens, e outros voluntários da sociedade. Estas ações têm como objetivos a valorização do concelho de Oliveira do Hospital, privilegiando a plantação e sementeira de flora autóctone, e a sensibilização dos mais jovens para a educação ambiental.