No próximo dia 29 de abril, terça-feira, o Município de Oliveira do Hospital promove uma grande ação de reflorestação em Avô que irá abranger cerca de 1,5 ha de área ardida no incêndio de 2012 e onde serão plantados cerca de 1600 folhosas diversas, oferecidas pelo Grupo Portucel Soporcel.
Esta ação será dinamizada pelo Município de Oliveira do Hospital com a participação dos alunos do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e dos membros da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Esta nova Ação de Reflorestação de Áreas Ardidas será desenvolvida no âmbito do Projeto de “Proteção Florestal – Vamos Cuidar da Nossa Floresta – Ela Depende de Nós e Nós Dependemos Dela” promovido pela plataforma AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal. A ação terá início às 9h30, decorrerá ao longo de todo o dia, e será dinamizada no acesso à Capela de S. Pedro, em Avô.
O Município, através dos seus pelouros do Ambiente e Qualidade de Vida; da Floresta e Desenvolvimento Rural; e da Educação, tem dinamizado várias ações de promoção ambiental com o objetivo de valorizar o concelho de Oliveira do Hospital, privilegiando a plantação e sementeira de flora autóctone, e de sensibilizar os mais jovens para a educação ambiental.
Um trabalho que tem vindo a ser implementado desde 2010 com várias ações de reflorestação, inseridas nos objetivos da Agenda 21 Local, e até ao momento já abrangeram cerca de 19 hectares de terreno, nomeadamente no Perímetro Florestal N. Sra. das Necessidades (Gramaça, Aldeias das Dez), no Vale da Madrana (Chamusca da Beira, Lagos da Beira), na Área Baldia das Rodas (Merujais, Penalva de Alva), na Quinta da Serrana (Ervedal da Beira), nas áreas ardidas em Rio de Mel, S. Gião e em Ervedal da Beira. A estas acrescentam-se várias plantações simbólicas de espécies autóctones no Parque do Mandanelho e no Parque dos Marmelos.