good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Município de Oliveira do Hospital presta reconhecimento público a Empresas Solidárias na EXPOH

O Município de Oliveira do Hospital prestou reconhecimento público a um conjunto de empresas do concelho de Oliveira do Hospital pela sua colaboração ativa com a Rede Social e Banco de Recursos Sociais, e como exemplo relevante de responsabilidade social.

Estes diplomas de reconhecimento foram entregues a mais de duas dezenas de empresas que têm colaborado ativamente com o Município de Oliveira do Hospital e que ostentam o estatuto de “Empresa Solidária”. A entrega decorreu no término da Gala Social, realizada na terceira noite da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, sendo que alguns dos participantes desfilaram com roupas e acessórios de várias destas Empresas Solidárias.

 

“Empresa Solidária” é um projeto implementado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, em parceria com a Rede Social desde o ano passado, que consiste na criação de uma bolsa de empresas que manifestam a sua disponibilidade para colaborarem com o Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital em situações concretas, disponibilizando bens ou serviços necessários a famílias que deles precisam em situação de carência ou emergência social.

Com mais de duas dezenas de empresas aderentes até ao momento, de vários setores – desde o pronto a vestir ao têxtil, passando pelo comércio de móveis e a retalho, banca, supermercados, design gráfico, decoração e fotografia – as “Empresas Solidárias” aderentes podem fazer a doação de bens e serviços após o contacto por parte do Gabinete de Ação Social e Saúde (GASS), em função de uma necessidade específica.

 

Este modelo reforça o espírito de partilha solidária por parte das empresas que não têm a obrigatoriedade de satisfazer o pedido de ajuda mas que manifestam a sua disponibilidade, como aliás já vinha acontecendo por parte de algumas empresas que têm colaborado com o Banco de Recursos Sociais.

A adesão ao projeto “Empresa Solidária” pode ser formalizada em qualquer altura sendo que permite que as famílias sejam apoiadas com uma resposta concreta à necessidade que sentem e confere notoriedade pública às empresas aderentes pela participação num projeto de responsabilidade social empresarial, tendo a certeza da participação efetiva no processo de mudança e melhoria das condições de vida de uma pessoa e/ou família específica.

Naquele que foi o dia dedicado ao setor da economia social e à solidariedade social, através das atividades da Expo Social, o Município de Oliveira do Hospital decidiu prestar este reconhecimento público às empresas solidárias parceiras, dando-lhes a visibilidade merecida, como assinalou o vice-presidente e vereador da Ação Social. “Quisemos tornar público o reconhecimento do Município às empresas que têm colaborado com o Banco de Recursos Sociais e com a Rede Social no apoio aos que mais precisam”, afirmou.

Também o presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino agradeceu o empenho de todos os envolvidos, nomeadamente os técnicos e dirigentes das IPSS que participaram na Gala e estão presentes com stands na EXPOH, dando-lhe “dignidade”. Enalteceu ainda o envolvimento de todas as Empresas Solidárias pelo papel ativo e colaboração com a Rede Social.

Horácio Santiago, em representação da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade relevou que a “Câmara Municipal de Oliveira do Hospital esteve muito bem ao reconhecer o trabalho, nesta gala, das IPSS e das empresas solidárias”.

Este foi um dos pontos altos de uma noite que iniciou com a Gala Social com a participação das quinze instituições de solidariedade social concelhias que aceitaram o desafio. Os modelos foram os utentes das instituições aderentes que desenvolvem o seu trabalho nas áreas da infância, deficiência e terceira idade, ou seja, na passerelle juntaram-se netos e avós num bonito ato de convívio intergeracional A noite terminou com um concerto do grupo Charanga, projeto musical que alia a o folk nacional e a música eletrónica misturando tradição e modernidade.

Empresas Solidárias Aderentes

Baby Cunha (Moda para Crianças)
BPI (Banco)
Continente Bom Dia (Supermercado)
Cooperativa Agro-Pecuária Beira Central (Supermercado – Agricultura)
Edi Modas (Pronto a Vestir)
Irene Coimbra – Cabeleireiros (Cabeleireira)
Joan – Pronto a Vestir (Pronto a Vestir)
LIDL (Supermercado)
Loja dos Brindes (Bijuteria e outros)
Loja Tentações (Moda para Crianças)
Monica Saraiva – Blue Jeans (Pronto a Vestir)
Móveis Sancho (Comércio de mobiliário)
Mundiveste (Pronto a Vestir)
Nando Duarte (Fotografia)
Nelita – Pronto a Vestir (Pronto a Vestir)
New Concept (Pronto a Vestir)
PBX (Publicidade)
Recinature (Publicidade)
Salsicharia Beira Serra (Comércio e Transformação de Enchidos)
Sarah Trading (Reciclagem de Material têxtil)
Trapus e Sapatus (Pronto a Vestir)
Urban Gloss (Pronto a Vestir)
Vinil Star (Design)
Zero Doze – Moda para Criança (Moda para Criança)

Bem vindo