O Programa de Eficiência Energética, criado em 2013 pelo Município de Oliveira do Hospital (MOH) para promover a redução do consumo de energia elétrica e consequentemente a faturação, através da implementação de várias medidas de eficiência energética, já permitiu entre 2013 e 2018, uma popupança de 423.665,14 mil euros em energia eléctrica.
Durante os anos de 2017 e 2018, este programa, que tem uma monitorização constante, o MOH implementou várias medidas de eficiência energética, maioritariamente aprovadas no âmbito de candidaturas ao Fundo de Eficiência Energética e ao Plano de Promoção para a Eficiência no Consumo.
Estas medidas passaram fundamentalmente pela substituição de sistemas de iluminação e de águas quentes sanitárias e foram implementadas em edifícios que são propriedade do Município e que apresentavam maiores consumos de energia eléctrica, como o Pavilhão Municipal, o Edifício da ESTGOH, os Paços do Município, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, o Centro Escolar de Nogueira do Cravo e o edifício sede da EPTOLIVA.
Com estas medidas, o Município de Oliveira do Hospital promoveu a substituição de 2.105 luminárias, a instalação de 10 painéis solares e 1 caldeira a pellets, num investimento total de 91.151,37 €.
Indo ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o MOH promoveu ainda várias ações de sensibilização junto da comunidade, do comércio local e do público escolar, para a adoção de práticas sustentáveis, nomeadamente na questão da eficiência energética e gestão de resíduos, que contribuam para a preservação do ambiente e melhoria da qualidade de vida.
Note-se que com a implementação destas medidas, o MOH já poupou, desde 2013, 739.817 kWh de energia elétrica, evitando a emissão de 266 ton de CO2 para a atmosfera, correspondendo a uma redução efetiva de 12% no consumo de energia elétrica.