good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Município de Oliveira do Hospital pede contributos para Plano Municipal para a Igualdade

O Município de Oliveira do Hospital está a elaborar o novo Plano Municipal para a Igualdade (PMI) 2016/2018 que será aplicado a todos os serviços e organismos, sejam públicos ou privados que a ele se queiram associar.

Este novo PMI, cujo lançamento decorreu em sessão pública dinamizada no âmbito das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, visa a promoção, fortalecimento e desenvolvimento da igualdade entre homens e mulheres, tendo como estratégia combater a tendência para negligenciar as matérias de igualdade de género e/ou a consideração de que se trata de matéria secundária.

 

Neste momento, a autarquia encontra-se em fase de recolha de contributos, aberta a todos os cidadãos e entidades que pretendam associar-se a este projeto, podendo indicar quais as questões gostariam de ver contempladas e trabalhadas.

Conforme anunciado durante a Mesa Redonda subordinada a este tema, realizada no passado dia 24 de junho, o Município de Oliveira do Hospital aponta como linhas estratégicas a considerar no novo PMI, a promoção da Igualdade de Género nas áreas: Educação, Empresas, Ciência e Cultura; Saúde; Juventude e Desporto; Inclusão Social e Envelhecimento; e Ambiente.

Orador convidado nesta sessão – onde vários jovens que estiveram presentes manifestaram o seu interesse em colaborar com o projeto “Igualdade Local:Cidadania Responsável” e deram contributos sobre ações/iniciativas que poderiam ser realizadas neste âmbito – João Redondo apontou algumas áreas que devem merecer atenção na elaboração do próximo PMI de Oliveira do Hospital.

O coordenador da Unidade de Violência Familiar do Serviço de Psiquiatria do CHUC entende que merecem atenção as questões da igualdade nos locais de trabalho, a violência e assédio sexual em contexto de trabalho, e que deve haver um olhar atento em relação à população estrangeira residente, não esquecendo também a importância de se trabalhar estas questões com as crianças, em articulação com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

“Ser mulher hoje não é fácil”, disse ainda o psiquiatra dando conta das dificuldades da conciliação da vida familiar com a ascensão na carreira profissional, tantas vezes impedida, dirigindo depois os “parabéns pelo trabalho desenvolvido” ao Município de Oliveira do Hospital pela promoção da Igualdade de Género.

A igualdade entre homens e mulheres, também designada por igualdade de género, implica uma igual visibilidade, poder e participação dos homens e das mulheres em todas as esferas da vida pública e privada, visando, sobretudo, promover a plena participação de todos e de todas na sociedade. O PMI do concelho de Oliveira do Hospital deverá assim, integrar a perspetiva de género nos processos de decisão, ou seja, a promoção da igualdade no funcionamento de cada instituição parceira.

Pretende-se, acima de tudo, com a implementação deste Plano, que o mesmo contribua para a implementação de uma nova cultura organizacional nos vários serviços, de modo a reforçar a sua qualificação e modernizando o quadro dos seus conceitos e valores. Estando aberta à participação da sociedade, os interessados poderão endereçar os seus contributos através do contacto – igualdade.cmoh@gmail.com

José Francisco Rolo, vereador da Ação Social, refere “um município moderno e inclusivo tem que ter preocupações nesta matéria e agir, o desafio é participar, dar contributos e mudar positivamente a vida das pessoas”.

Bem vindo