good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Município de Oliveira do Hospital participa nas Jornadas Europeias do Património

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital preparou algumas atividades para assinalar as Jornadas Europeias do Património, que se celebram nos dias 23, 24 e 25 de setembro. Dessa forma, a autarquia vai potenciar as visitas a exposições temáticas que preparou e que estão patentes ao público, bem como ao património edificado.

No Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela, o público é convidado a descobrir a exposição multimédia “O Arguina”, que aborda a história e modos de vida dos pedreiros do concelho de Oliveira do Hospital. As visitas ao Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva acontecem no seguinte horário: de quarta a domingo, das 09:00 às13:00 e das 14:00 às 17:00.

Ainda na Bobadela, ao longo de todo o fim de semana, os interessados poderão usufruir das visitas guiadas pelo património edificado e histórico-cultural, com particular enfoque para a ocupação romana, e que permanece até hoje naquela freguesia do concelho de Oliveira do Hospital.

Já no centro da cidade, concretamente na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, está patente a exposição temática “Um Olhar sobre o Património Local: Memória e História”. A visita pode ser efetuada no seguinte horário de funcionamento: segunda a sexta, das 09:00 às19:00, ao sábado, das 09:00 às 13:00.

Celebradas anualmente e tendo a Direção-Geral do Património Cultural (DGCP) como entidade coordenadora da programação a nível nacional, as Jornadas Europeias do Património são, este ano, subordinadas ao tema “Comunidades e Culturas”.

Este tema, adotado em 2016 por um número alargado de países membros do Conselho da Europa, e também por Portugal, tem como objetivo “destacar e envolver as múltiplas formas de comunidade, comunidades locais, escolares, de bairro, clubes, associações de desenvolvimento, organizações não-governamentais, sejam de caráter cultural, religioso, filosófico, científico, desportivo ou recreativo, ou outras, preocupadas e vocacionadas para o conhecimento, proteção, desenvolvimento, utilização e organização dos seus próprios ambientes culturais, nas mais variadas formas.

Compreender os elos de ligação entre o património e a(s) comunidade(s) contribui para a valorização da cultura nas suas múltiplas dimensões”.

Nessa ótica, e sendo uma das entidades que se associa à DGCP para assinalar as Jornadas Europeias do Património, o Município de Oliveira do Hospital dirige o convite ao público para que visite e participe ativamente das atividades propostas para os próximos dias.

Bem vindo