Reconhecer e valorizar todos os agentes desportivos que, na época transata, contribuíram para o desenvolvimento desportivo do concelho, nas mais variadas modalidades e escalões, é o objetivo da I Gala do Desporto que o Município de Oliveira do Hospital (MOH) vai organizar no próximo dia 8 de novembro, a partir das 21h00, na Casa da Cultura César Oliveira.
A iniciativa, que acontece num concelho onde o desporto tem grande projeção e diversidade, abrange também todos os atletas e outros agentes desportivos que estejam enquadrados no associativismo desportivo federado do concelho ou sejam naturais ou residentes no Município de Oliveira do Hospital.
Nesta Gala, o MOH distinguirá ainda os agentes desportivos que têm vindo a ser reconhecidos pelo executivo municipal através de votos de louvor, votos de reconhecimento ou prémio de mérito desportivo.
A atribuição das distinções resultou de um processo de avaliação e seleção que contou com a colaboração de uma comissão de avaliação – constituída por elementos de todos os clubes federados do concelho – e de três elementos convidados, que ficaram responsáveis pela apresentação das propostas, discussão e votação.
Nesta grande cerimónia de tributo ao desporto concelhio, o MOH vai atribuir as seguintes distinções:
Clube/Associação Desportiva do ano; equipa sénior do ano; equipa de formação do ano; equipa revelação do ano; atleta do ano (sénior); atleta do ano (formação); atleta jovem revelação do ano; treinador do ano (seniores); treinador do ano (formação); dirigente do ano; Prémio Reconhecimento; Prémio Dedicação; Prémio Carreira e Prémio Memória.
Na Casa da Cultura César Oliveira, e antes da abertura da I Gala do Desporto, vai entretanto ser inaugurada uma exposição sobre o desporto no concelho.
O Vereador da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital com o pelouro do Desporto, Nuno Ribeiro, sublinha a dificuldade que representa a tarefa de selecionar pessoas e instituições, e frisa que “para além dos que serão distinguidos na edição deste ano, muitos outros ficam por ser reconhecidos”. Contudo, refere Nuno Ribeiro, esta é a primeira gala e outras se seguirão.
“A nossa política tem sido a de procurar envolver, de forma mais direta, todos os elementos da nossa sociedade, criando um efeito multiplicador das boas práticas desportivas e da promoção de hábitos de vida saudáveis”, considera também aquele vereador.