A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou a atribuição dos subsídios anuais aos grupos culturais do concelho.
Conforme deliberação na reunião do executivo de 2 de outubro, foi aprovada a proposta para atribuição de 87.350 euros a um total de 29 grupos culturais, um valor que se destina à prossecução de atividades e à comparticipação nas despesas de funcionamento.
Os subsídios aos grupos culturais, mantêm-se nos níveis de anos anteriores, verificando-se um aumento no bolo financeiro, no global, devido à existência de mais grupos culturais.
Além de não ter sido objeto de qualquer corte ou redução de verbas vai ao encontro do que tem sido o entendimento do executivo em permanência relativamente ao trabalho que é dinamizado por estes grupos, nomeadamente na defesa da cultura e do património imaterial do concelho de Oliveira do Hospital.
Num reconhecimento à dedicação e empenho dos dirigentes e elementos que constituem cada grupo cultural e que de forma voluntária e gratuita se dedicam à preservação das nossas raízes culturais e à promoção do concelho através das suas atuações dentro e fora do concelho levando bem longe o nome de Oliveira do Hospital.
O apoio às coletividades culturais representa um esforço financeiro para a Câmara Municipal que o executivo em exercício tem feito questão em manter atendendo à relevância que estes grupos têm enquanto agentes de promoção da cultura do concelho, das suas raízes, tradições e sonoridades.
Além da contribuição para a promoção e divulgação do nome do concelho de Oliveira do Hospital muitos destes grupos promovem e dedicam-se à recolha da etnografia concelhia perpetuando-a em cada atuação na região e no país.