O Município de Oliveira do Hospital deliberou a atribuição de 40 bolsas de estudo a alunos do ensino superior num investimento total de 52.674 euros.
Trata-se do maior investimento em bolsas de estudo até agora efetuado pela Câmara Municipal, e que tem como objetivo concretizar uma aposta forte na educação e no apoio à prossecução dos estudos aos alunos do concelho, bem como providenciar uma preciosa ajuda aos agregados familiares.
Sensível às dificuldades das famílias e à conjuntura económica, a Câmara Municipal tinha já procedido à alteração, no ano transato, do regulamento para atribuição de bolsas de estudo no ensino superior prevendo dessa forma que o número de alunos contemplados pela medida passe a estar indexado ao valor inscrito no Orçamento para o desenvolvimento anual do programa.
Outra das inovações implementadas foi a possibilidade de atribuição de bolsas por mérito escolar, fomentando dessa forma uma cultura de mérito ao apoiar alunos que atinjam resultados excecionais, independentemente da sua condição económico-social.
Desta forma, no presente ano letivo o Município de Oliveira do Hospital apoia 40 alunos com bolsas de estudo, sendo que 21 delas são renovações do ano transato; 15 bolsas são atribuídas a alunos pela primeira vez. Realça-se ainda o facto de terem sido atribuídas 4 bolsas de mérito escolar, mais três do que no ano passado.
O valor investido pelo Município atinge, no presente ano letivo, perto de 53 mil euros, o maior investimento de sempre neste campo, registando-se um elevado número de candidaturas submetidas.
Com o novo mecanismo, a autarquia fomenta o apoio à prossecução de estudos a alunos economicamente carenciados e que, apesar do aproveitamento escolar, se veem por vezes impossibilitados de o fazer por falta de meios; bem como incrementa a atribuição de bolsas por aproveitamento escolar excecional a estudantes do ensino superior.
Pretende-se ainda estimular a frequência de cursos superiores que permitam a criação de condições adequadas ao tecido económico concelhio, através da dotação de quadros técnicos superiores que fomentem um desenvolvimento sustentado.