O Município de Oliveira do Hospital foi reconhecido como um dos melhores locais para viver em igualdade pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).
Com a atribuição do “Prémio Viver em Igualdade” 2020-2021, é reconhecido publicamente o trabalho que esta autarquia tem vindo a desenvolver desde 2010, altura em que através do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável” iniciou um trabalho de promoção da igualdade de género.
Desde essa data, Oliveira do Hospital tem apostado na realização de várias iniciativas que têm como objetivo colocar a igualdade entre mulheres e homens no centro da agenda pública e que são agora também reconhecidas com a atribuição deste prémio de excelência que distingue os Municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.
Oliveira do Hospital é um dos 15 municípios do país distinguidos com o galardão “Viver em Igualdade” 2020-2021, por decisão do Júri da 5ª Edição deste prémio, uma iniciativa bienal, promovida pela CIG, que tem como objetivo distinguir e reconhecer Municípios com práticas, a nível interno e no âmbito do território, que promovam a territorialização, identificação e apropriação local dos objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual, nas dimensões da igualdade entre mulheres e homens, da prevenção e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica, e a prevenção e o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais.
A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se no próximo dia 23 de outubro, na Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, véspera da data em que assinala a nível nacional o Dia Municipal para a Igualdade.
A promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação e a diversas formas de violência, particularmente na prevenção da violência doméstica e apoio a vítimas, bem como a informação e formação dos mais jovens para os problemas da violência ligada ao género têm sido fortes apostas do Município de Oliveira do Hospital através da equipa “Igualdade Local: Cidadania Responsável”.
Assim, nesta última década elaborou e concretizou dois Planos Municipais para a Igualdade, dedica anualmente o mês de junho à igualdade de género com diversas iniciativas que culminam com o Dia Municipal para a Igualdade assinalado a 21 de junho, nomeou uma Conselheira Municipal para a Igualdade e mantém a equipa “Igualdade Local: Cidadania Responsável”, constituída por colaboradores/as da autarquia e personalidades da sociedade civil.
Desenvolve, anualmente, ações de valorização da Igualdade enquanto valor essencial, que envolvem diferentes parceiros e a sociedade civil de todas as idades.
Para José Francisco Rolo, vice-presidente e vereador da Ação Social da autarquia, a atribuição deste prémio de excelência é “o reconhecimento oficial de um percurso que desde 2011, fazemos na defesa da dignidade das vidas de mulheres e homens, é um incentivo ao trabalho de um grupo de voluntários dedicados e bem organizado, que trabalha um tema sensível e por vezes difícil, um prémio à coragem de dedicar nove anos a promover a igualdade e dignidade nas relações, combatendo e denunciando a violência doméstica, apoiando na proteção das vítimas, é saber que fazemos bem quando educamos na escola e no espaço público para a igualdade de género e a não discriminação.
É a expressão de gratidão a todas e todos quantos dão o rosto contra a barbárie e promovem sociedades mais sãs, tolerantes e inclusivas, e demonstra-nos assim que vamos no caminho certo”.
+ info AQUI