O Município de Oliveira do Hospital promove amanhã, 5 de novembro, às 11H05 o exercício público de sensibilização para o risco sísmico, denominado “A Terra Treme” na ARCIAL – Associação Para Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital.
A autarquia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, participa uma vez mais nesta iniciativa desenvolvida a nível nacional pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Este exercício, tem como objetivo preparar melhor os cidadãos para a eventual ocorrência de um sismo. Pretende-se chamar à atenção para os riscos envolvidos e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo mas que podem salvar vidas.
Dada a pertinência do tema, tendo em conta que os sismos são um desastre natural que originam elevado número de vítimas, o Serviço Municipal de Proteção Civil vai dinamizar a realização do exercício “A Terra Treme” com a participação, como vem sendo habitual, das Corporações de Bombeiros do concelho, enquanto entidades com maior proximidade aos cidadãos e fundamentais nas ações de prevenção e mitigação de riscos coletivos, socorro e assistência de seres vivos, proteção de bens e apoio à reposição da normalidade.
Nos últimos anos, a iniciativa foi desenvolvida junto do público escolar procurando sensibilizar os mais novos para estas questões. Este ano, os promotores locais optaram por dirigir esta ação a outro público-alvo, levando até uma associação de solidariedade social a execução do exercício por forma a transmitir estes gestos a estes cidadãos tão especiais.
O exercício é simples, tem a duração de apenas um minuto, durante o qual os participantes apenas terão de executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR. Para facilitar a compreensão do exercício, será passada uma breve apresentação e um pequeno filme de animação em 3D do Tinoni, “Quando a Terra Tremer”.
Esta ação de prevenção, “A Terra Treme”, é realizada em todo o território nacional, no dia 5 de novembro, exatamente às 11H05, numa ação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que procura envolver as organizações – públicas, privadas e associativas – na realização do mesmo. Assim, está disponível o sítio digital www.aterratreme.pt, no qual os cidadãos e/ou as instituições podem obter um conjunto de recursos informativos e de divulgação sobre este exercício e são desafiados, amanhã, a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.