A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apresentou publicamente, durante a sessão solene das comemorações do 39.º aniversário do 25 de abril de 1974, a Conselheira Municipal para a Igualdade. Teresa Gouveia Serra é, a partir de agora, a “marca da igualdade em Oliveira do Hospital”, no seguimento do convite que lhe foi dirigido pelo presidente do Município.
“Uma ilustre cidadã de Oliveira do Hospital, uma mulher que, pelo seu currículo cívico, pela sua experiência profissional e social, e pelo percurso que tem feito na nossa comunidade, incorpora um conjunto de valores que fazem dela uma referência na comunidade e que encaixa no perfil de Conselheira Municipal para a Igualdade”, sublinhou o vereador do pelouro da Ação Social, José Francisco Rolo.
A figura de conselheira surge no âmbito do projeto Igualdade Local Cidadania Responsável que resultou de uma candidatura do Município à Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género. Desde julho de 2011 que têm vindo a ser promovidas diversas iniciativas, como a implementação do Dia Municipal para a Igualdade, assinalado anualmente a 21 de junho sob o mote “o sol quando nasce é para tod@s”.
“Têm sido realizadas várias ações de sensibilização para a igualdade de género entre homens e mulheres, quer na vida familiar quer na vida social, cívica e profissional”, atestou José Francisco Rolo. Além da promoção de exposições, filmes e debates, e da abertura de uma linha de apoio jurídico, têm sido dinamizadas, em parceria com a escola profissional EPTOLIVA, várias ações de formação sobre o tema da igualdade. Adiantou ainda o responsável que se encontra em execução o Plano Municipal para a Igualdade que “a breve trecho será apresentado publicamente”.
Teresa Gouveia Serra vem enriquecer uma equipa paritária composta por quatro mulheres e quatro homens, na sua maioria técnicos da Câmara Municipal, a que se juntam o vice-presidente da autarquia e António Guilherme, presidente da Associação de Deficientes de Oliveira do Hospital.
Numa breve intervenção, a nova conselheira, que se apresentou como uma “mulher de ação”, explicou que não pôde “dizer não a este convite. Reconheço que vivi e vivo para a sociedade, especialmente para aqueles que mais necessitam. Ao longo da vida procurei ajudar outras mulheres que a mim recorriam com vários problemas. Bati a muitas portas e tenho a honra de dizer que fui sempre ouvida”.
Teresa Serra, referindo-se à ARCIAL, lembrou que integrou a equipa constituída por cinco mulheres e dois homens que “criaram uma instituição para promover a igualdade de todas as pessoas no concelho”, e não escondeu que o tema da igualdade é “uma área que me é muito sensível”. Prometendo estar atenta, a nova conselheira desafiou os novos pais a gozarem da licença de paternidade em partilha com as mães, e acrescentou que “hoje o desafio é que o homem e a mulher se ajudem mutuamente, porque só assim teremos uma sociedade igualitária”.
O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, fez votos para que “esta equipa faça um bom trabalho” e reconheceu o papel de Teresa Serra, “uma mulher que admiro e considero muito, uma mulher extraordinária e uma grande senhora da sociedade oliveirense”.