O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, participou no passado domingo, dia 13 de outubro, na cerimónia da bênção de três novas viaturas dos Bombeiros Voluntários de Coja. Uma destas viaturas, um veículo florestal de combate a incêndios (VFCI), foi apadrinhada pelo Município de Oliveira do Hospital, com a placa a ser descerrada pelo presidente da autarquia.
Refira-se que no passado mês de janeiro, aquando do 50.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Coja, José Carlos Alexandrino entregou, em nome do Município, um cheque de 10 mil euros para apoiar a corporação na sequência dos danos materiais sofridos no incêndio de 2012 que ocorreu no limite dos concelhos de Arganil e Oliveira do Hospital. A este subsídio, aprovado por unanimidade pelo executivo autárquico, juntou-se a receita proveniente de uma campanha de angariação de fundos que partiu da iniciativa da população da Digueifel. Argumentos que estiveram na base da decisão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coja de convidar o Município oliveirense para patrono desta nova viatura, que vem enriquecer o parque automóvel da corporação e substituir a que ardeu no fatídico incêndio.
No momento solene, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital sublinhou o importante serviço humanitário que os bombeiros desempenham junto das suas comunidades, mas também na disponibilidade no socorro às populações vizinhas. Da mesma forma que não existem “fronteiras” no auxílio prestado pelos soldados da paz, José Carlos Alexandrino entende que também não podem existir quando é necessário ajudar as corporações. “Os bombeiros merecem tudo”, frisou o presidente oliveirense, entendendo que precisam de estar munidos de bons equipamentos para desempenharem as suas funções com qualidade.
O convite para apadrinhar a nova viatura de combate a incêndios dos bombeiros de Coja honra o Município de Oliveira do Hospital, que reconhece publicamente o trabalho e empenho desta corporação que, sempre que solicitada, e dada a sua proximidade geográfica, é das que mais se envolve nas operações de combate a incêndios e socorro no concelho oliveirense, desempenhando um importante papel nestas ocorrências, em articulação com as corporações do concelho de Oliveira do Hospital.