good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Loja Aldeias do Xisto em Aldeia das Dez acolhe exposição no período de Natal

A Loja Aldeias do Xisto em Aldeia das Dez, tem a partir de ontem, dia 18 de dezembro, mais um atrativo que convida a uma demorada visita. Naquela que é conhecida como “Casa do S” foi inaugurada a exposição “Veios de Madeira_3” de Telmo Revez, artista radicado no concelho de Oliveira do Hospital que apresenta ao público escultura em madeira, numa nova abordagem a esta matéria prima autóctone.

Enquadrada na linha de produtos que se podem encontrar nas lojas da rede, a dinamização desta exposição tem também como objetivo a promoção da Loja Aldeias do Xisto e de Aldeia das Dez, considerada “a entrada norte” da Rede das Aldeias do Xisto. Constituiu também mais um atrativo a todos os visitantes que nesta quadra se propõem a descobrir todo este território da rede, repleto de autenticidade e experiências únicas, e que encontram em Aldeia das Dez – rica em oferta turística – mais um motivo de visita.

Carlos Castanheira, presidente da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, congratulou-se pela realização desta exposição “extremamente interessante e que vem valorizar a nossa loja”. “É para nós uma mais valia porque nos dá visibilidade e quem passar na Loja Aldeia do Xisto de Aldeia das Dez tem, além dos nossos produtos, mais um motivo para visitar”, referiu o anfitrião nesta inauguração.

“Como costuma dizer-se, a descoberta começa aqui” disse o presidente da ADI e vice-presidente da Câmara Municipal que assinalou a “grande oportunidade para Aldeia das Dez” que foi a sua integração na Rede Aldeias do Xisto e a instalação desta loja, um “espaço onde podem ser mostrados e comercializados os produtos caraterísticos daquilo que é a criatividade de artesãos, artífices e criadores de novas formas de artesanato que mistura materiais antigos com novas formas de design”.

“Quisemos conjugar tudo isto e convidámos um artesão radicado no Vale do Alva, que encaixa muito bem neste espírito que se quer recriar nas Aldeias do Xisto”, referiu José Francisco Rolo realçando que esta exposição é um “convite para a descoberta da arte de trabalhar pedaços de madeira” do artista Telmo Revez que “encaixa no perfil das artes que podem ser divulgadas neste espaço, que é local de mostra e venda mas também posto de informação turística”.

Para o vereador do Turismo esta é também uma oportunidade para criar “um acontecimento nesta quadra na medida em que é também um convite a todos os que passam em Aldeia das Dez, à descoberta da Serra do Açor e da Rede das Aldeias do Xisto, e para todos os do concelho e região virem aqui e descobrir toda a oferta turística e também algumas artes e ofícios tradicionais”. A finalizar, José Francisco Rolo dirigiu o convite: “valorizemos os produtos endógenos da nossa terra e o que é local e que se compre também local”.

Graça Silva, vereadora da Cultura, congratulou o artista pela exposição e a organização pela escolha de “um local muito interessante” considerando que este é o ponto de partida “para próximas exposições, na Loja Aldeias do Xisto, com a presença de artistas do concelho de forma a promover os nossos artistas e esta loja magnífica”.

Radicado no Vale do Alva, Telmo Revez dirigiu o convite ao público para que visite esta interessante exposição onde apresenta esculturas em diversos tipos de madeira, alguma “recuperada das margens do rio”, baseada em motivos religiosos e criações focadas no rosto e na forma humana. “Espero que gostem”, concluiu.

Bem vindo