O livro “Palavras Sentidas”, de Lucinda Maria, uma edição do Município de Oliveira do Hospital, será apresentado no próximo sábado, 19 de janeiro, numa sessão onde a poesia se fundirá com a música e que terá lugar a partir das 15h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.
Trata-se de mais uma obra com o patrocínio do Município oliveirense, que tem apoiado a publicação de obras de autores concelhios, apostando claramente na promoção e divulgação da literatura local e dos seus autores.
Lucinda Maria Cardoso de Brito nasceu em Oliveira do Hospital, onde frequentou a Escola Primária Feminina e o Colégio Brás Garcia de Mascarenhas, aí concluindo o 5.º ano, aos 15 anos, sempre com bom aproveitamento e bons resultados nos exames.
Em 1967 interrompeu os estudos e começou a trabalhar como escriturária na AGLOMA, que naquela altura dava os primeiros passos como unidade industrial. As primeiras placas experimentais saíram quando era funcionária na firma.
Por insistência do seu pai, acabou por prosseguir os estudos, ingressando na Escola do Magistério Primário da Guarda, onde concluiu o curso em 1972, com apenas 20 anos de idade.
Nesse ano iniciou a carreira de docente na Escola de Oliveira do Hospital. No ano seguinte foi colocada em S. António do Alva e, durante dois anos, foi monitora da Telescola em Penalva de Alva. Esteve ainda em Negrelos durante 13 anos, antes de regressar a Oliveira do Hospital, onde exerceu até se aposentar, em 2004. Sempre gostou de Português, de escrever, de ler e de tudo o que se relacionasse com o estudo da Língua Materna.
Desde 2011 que abraçou o desafio de ser aluna na Universidade Sénior Rotary de Oliveira do Hospital, onde é igualmente docente de Manualidades, a título voluntário.