O município de Oliveira do Hospital, o Rotary Clube e o Banco Local de Voluntariado lançaram uma nova resposta concelhia direcionada para a população com mais de 55 anos. Trata-se da Universidade Sénior, inaugurada a 5 de outubro, com instalações na Casa da Cultura César Oliveira e que, a nível concelhio, ficará como uma marca do Ano Europeu do Voluntariado.
O novo projeto surge num contexto em que se verifica a crescente longevidade entre a população do concelho, e tem como pressuposto a importância da manutenção da autonomia dos idosos ao nível das atividades básicas, da valorização das competências individuais e do aumento da qualidade de vida e da saúde.
Na prática, a Universidade Sénior resume-se a um projeto de cariz socioeducativo que visa criar e dinamizar regularmente atividades culturais, educacionais, sociais e de convívio dirigidas a maiores de 55 anos, a quem se pretende proporcionar um envelhecimento ativo e um contacto privilegiado com as mais recentes mudanças sociais.
Presente na cerimónia de inauguração da Universidade Sénior de Oliveira do Hospital, a presidente do Rotary Clube de Oliveira do Hospital, Paula Mendonça, manifestou a sua vontade em que a nova estrutura social seja do usufruto da população concelhia e dos concelhos limítrofes, lembrando que as Universidades da Terceira Idade são já instituições consolidadas um pouco por todo o país, algumas com comprovados índices de sucesso enquanto respostas sociais dirigidas, sobretudo, para a população fora da idade ativa. “Somos todos voluntários neste projeto”, referiu ainda Paula Mendonça, que encara a Universidade Sénior de Oliveira do Hospital como “uma oportunidade de convívio e aprendizagem ao longo da vida”.
Fruto de um projeto apresentado à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital pelas professoras Olga Matos Carlos, Irene Dinis, Irene Simões, Ascenção Garcia e Fátima Inocêncio, há cerca de 6 anos, a Universidade Sénior representa, para o vice-presidente da Câmara e vereador com o pelouro da Ação Social e Solidariedade, José Francisco Rolo, a “união da comunidade oliveirense em torno de um projeto de animação e formação comunitária”.
Apreciando a inauguração da Universidade Sénior em dia de feriado nacional, comemorativo dos 101 anos da República Portuguesa, José Francisco Rolo vê também na mais recente resposta social concelhia uma forma de celebração dos valores republicanos, como a cidadania, a pedagogia e a formação. Segundo o mesmo vereador, “a Universidade Sénior quer proporcionar à comunidade um envelhecimento ativo, num contexto de formação ao longo da vida, criando, para isso, um espaço de aprendizagem e recreação com o objetivo de combater situações de solidão”.
Partilhando com o vereador responsável pelo pelouro da Ação Social a ideia de “investimento nas pessoas”, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital mostrou-se satisfeito pela inauguração que deu arranque às comemorações do feriado municipal de 7 de outubro, revelando que a transferência de instalações da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital terá, finalmente, ditado a cedência do espaço que agora acolhe a Universidade Sénior, um projeto que consta, aliás, do plano eleitoral apresentado pelo seu executivo.
Sem deixar de elogiar e incentivar o empenho da comunidade civil, do Rotary Clube de Oliveira do Hospital e do gabinete de Ação Social e Solidariedade da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, o autarca reconheceu ainda que “quando os munícipes têm capacidade crítica, podem ajudar a construir um concelho melhor” e disse não ter dúvidas quanto à mais-valia e utilidade que a Universidade Sénior terá em Oliveira do Hospital.
A Universidade Sénior, cuja inauguração foi abrilhantada por um concerto da Tuna dos Amigos de Meruge, tem o início das suas atividades marcado para 11 de outubro, estando já asseguradas cinco áreas de aprendizagem educativa – Literatura, Informática, Manualidades, Inglês e Saúde – que decorrerão em regime não formal, sem fins de certificação e num contexto de formação ao longo da vida. No futuro, irão ainda ser abrangidas outras áreas de interesse como o Português, Espanhol, Expressão Plástica, Expressão Corporal ou História.
O segundo piso da Cultura César Oliveira servirá de sede ao novo projeto, podendo as inscrições ser feitas nesse local ou na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.