Depois da realização do II FORUM DAS COMUNIDADES ESTRANGEIRAS – OLIVEIRA DO HOSPITAL | A FRIENDLY MUNICIPALITY! – que se realizou no dia 4 de outubro de 2013, e do I Festival das Artes do Fórum das Comunidades Estrangeiras de Oliveira do Hospital, terá lugar na próxima quinta feira, dia 19 de junho, pelas 10:00, na Casa da Cultura César Oliveira, inserido nas comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, o III FÓRUM DAS COMUNIDADES ESTRANGEIRAS “OLIVEIRA DO HOSPITAL – A FRIENDLY MUNICIPALITY”.
Oliveira do Hospital – A Friendly Municipality é uma iniciativa do Município de Oliveira do Hospital, cuja intenção é aproximar e envolver as comunidades estrangeiras do concelho de Oliveira do Hospital, criando uma plataforma de diálogo e de interacção em vários domínios, da cultura e da língua, ao turismo, passando pela atividade social, cívica e ambiental, assim como também no sentido de facilitar as relações administrativas destas comunidades com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e outros serviços públicos instalados.
É assim que surge o FÓRUM DAS COMUNIDADES ESTRANGEIRAS DE OLIVEIRA DO HOSPITAL. Através dele pretendemos estreitar laços com a comunidade estrangeira residente no concelho.
Várias acções têm sido implementadas, nomeadamente a participação do projeto “Oliveira do Hospital – A Friendly Municipality” na Feira Internacional da Emigração, na Holanda; a realização do I Festival das Artes do Fórum das Comunidades Estrangeiras de Oliveira do Hospital; a criação de um gabinete e linha de apoio ao estrangeiro de Oliveira do Hospital (a funcionar no Gabinete de Apoio à Vereação, com o telefone 238 605 257 e e-mail gav@cm-oliveiradohospital.pt), já em funcionamento e com trabalho efetuado, nomeadamente no encaminhamento de assuntos de índole administrativa junto de embaixadas e consulados em Portugal, assim como atendimento ao munícipe estrangeiro sobre questões ambientais, de programação cultural, e licenciamento de várias actividades e projectos de investimento.
Ações de promoção e divulgação turística, tendo como parceiros alguns empreendedores turísticos da comunidade estrangeira de Oliveira do Hospital, foram também levadas a efeito, no período que medeia estes dois fóruns.
Refira-se que este III fórum vem no seguimento do lançamento do projecto OLIVEIRA DO HOSPITAL, A FRIENDLY MUNICIPALITY!, em maio de 2013 e da realização do II fórum, em outubro do ano transato, no âmbito das comemorações do feriado municipal de Oliveira do Hospital.
Programa do III Fórum das Comunidades Estrangeiras “Oliveira do Hospital – A Friendly Municipality”
Casa da Cultura César Oliveira, 19 de junho 2014
10:00 – Abertura e recepção
10:15 – Intervenção do Sr. Presidente da Câmara Municipal, Prof. José Carlos Alexandrino
10:30 – Contextualização acerca do Dia Municipal para a Igualdade – Vice-presidente da Câmara Municipal, Dr. José Francisco Rolo
10:45 – Apresentação e esclarecimentos do Cadastro Predial do concelho de Oliveira do Hospital
11:15 – Apresentação do projecto de acolhimento a estudantes de comunidades estrangeiras da ESTGOH – Presidente da ESTGOH, Arq. Carlos Veiga
11:30 – Participação do projecto “OLIVEIRA DO HOSPITAL DO HOSPITAL, A FRIENDLY MUNICIPALITY” na Feira Internacional da Emigração, na Holanda – Hans de Herder
11:45 – Análise e conclusões do I Festival das Artes do Fórum das Comunidades Estrangeiras de Oliveira do Hospital e sugestões para a 2ª edição
12:15 – Outros assuntos de interesse para o Fórum
13:00 – Encerramento
O Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital