good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Iguaria de Oliveira do Hospital é destaque em feira mundial de gastronomia

O Queijo Creme com Pera Passa, uma ideia apresentada pela “Produtos do Campo”, de Sílvia Santos, em parceria com a produtora Paula Lameiras de Vila Franca da Beira, esteve em destaque no concurso World Food Gifts Challenge 2022, uma mostra mundial de gastronomia, que decorreu de 4 a 7 de abril em Menorca, Região Europeia de Gastronomia 2022.

Para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, o destaque da gastronomia oliveirense além-fronteiras representa “uma conquista” por parte de quem “não desiste de inovar”.
“Empreender e inovar nem sempre implica só tecnologia. Oliveira do Hospital é conhecida como um território de criatividade e inovação, na gastronomia como em outros produtos de qualidade”.

O World Food Gifts Challenge 2022, organizado pelo IGCAT – Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Arte e Turismo, premiou a gastronomia da região de Coimbra, inserida na Região Europeia de Gastronomia 2021-2022, com o Food Gift “This is Coimbra – Food Stories do restaurante Cordel Maneirista, do Chef Paulo Queirós, a ganhar o primeiro lugar da competição, por unanimidade.
Pela região de Coimbra foram igualmente a concurso mais dois produtos. A tecelagem de Almalaguês – Saco do Pão e Palitos de Pestana de Penacova.

Os produtos a concurso no concurso World Food Gifts Challenge 2022 podiam distinguir-se entre os comestíveis ou não comestíveis e deviam obedecer a critérios específicos, como a autenticidade e a ligação ao território de origem, o fabrico artesanal, a sustentabilidade e a portabilidade, entre outros.
O júri do concurso, composto por peritos internacionais, determinou os vencedores nas categorias branding criativo, embalagem sustentável, melhor narrativa, melhor degustação, melhor promoção da região, inovação em design tradicional e melhor interpretação contemporânea de artesanato tradicional.

O programa do World Food Gifts Challenge 2022 englobou ainda apresentações, palestras e trocas de experiências de âmbito enogastronómico. Iniciativas que contaram com a presença do diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, José Luís Marques, e da presidente da OH – Centro de Cultura e Tradição de Oliveira do Hospital, Paula Frade, preletora no painel “Guided visit around the Centre Artesanal de Menorca: Conversation on how to encourage new design and recovery of craftsmanship”, no último dia do evento.

Para a CIM – Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra oportunidades como o concurso World Food Gifts Challenge 2022 são promotores de cadeias alimentares e sistemas de consumo locais mais sustentáveis e identificadoras dos melhores e mais inovadores produtos alimentares concebidos e produzidos na região de Coimbra.

Bem vindo