Na cidade de Oliveira do Hospital estão a nascer Hortas Solidárias ao abrigo do projeto “Ideias LeguminOHsas” que tem como parceiros fundadores a Obra D. Josefina da Fonseca, o Município de Oliveira do Hospital, a Cooperativa Agro-Pecuária da Beira Central, a Associação BLC3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro com a colaboração do Serviço Local da Segurança Social, do Balcão de Atendimento de Oliveira do Hospital do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
As Hortas Solidárias de Oliveira do Hospital são parcelas de terreno divididas para utilização individual situadas na Quinta da Seara (cidade de Oliveira do Hospital) e que serão cedidas, de forma gratuita e por tempo determinado, aos interessados na criação de uma horta.
As candidaturas a um terreno agrícola gratuito estão a decorrer até 22 de maio e os interessados devem formalizar a inscrição junto da Obra D. Josefina da Fonseca.
Para informações e apoio podem também contactar qualquer um dos outros parceiros envolvidos. Podem candidatar-se às Hortas Solidárias de Oliveira do Hospital todos os residentes, maiores, do concelho de Oliveira do Hospital desde que demonstrem interesse pela utilização das boas práticas ambientais e agrícolas. São condições preferenciais à participação neste novo projeto: a integração em agregado familiar economicamente carenciado; os desempregados; os reformados e/ou pensionista (nestas três condições são considerados os casos em que o rendimento per capita é igual ou inferior ao estipulado pelo Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios a Agregados Familiares Carenciados; a proximidade entre a residência do interessado e a localização da parcela; e a pertença a um agregado familiar numeroso (com cinco ou mais elementos).
As Hortas Solidárias de Oliveira do Hospital visam reforçar o apoio social às famílias mais desfavorecidas do concelho; complementar fontes de subsistência alimentar das famílias; desenvolver hábitos alimentares saudáveis; preservar práticas agrícolas com cariz biológico e tradicional.
São ainda objetivos o incentivo à requalificação ambiental de terrenos desocupados e a sensibilização ambiental e social da comunidade, potenciando as parcerias locais através da união de esforços e recursos tendentes ao apoio alimentar aos cidadãos mais desfavorecidos.
Refira-se que recentemente, no âmbito do seminário sobre Poder Local e Setor Solidário, a Associação Nacional de Municípios, a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias e União das Mutualidades firmaram um protocolo de cooperação entre o poder local e as Instituições de Solidariedade através do qual recomendam algumas iniciativas locais inovadoras para a resolução de problemas sociais.
São elas: a promoção de hortas sociais, a realização de atividades socialmente úteis através da inclusão de desempregados e a organização local de bancos de voluntariado e trocas; iniciativas que o Município de Oliveira do Hospital já implementa, há vários anos, de forma bem sucedida e até pioneira, abraçando agora este novo projeto de criação das Hortas Solidárias que faz parte das ações previstas no Plano de Desenvolvimento Social.
A concretização do projeto foi possível devido à aprovação de uma candidatura promovida pela Obra D. Josefina da Fonseca em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital ao Projeto “Mais para Todos” da SIC Esperança/Lidl.