O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, esteve presente na assinatura do protocolo de colaboração entre a Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital e a Delta Cafés no âmbito da realização da quarta edição de “Há Festa na Zona Histórica”. Através desta parceria, formalizada na passada terça-feira, 4 junho, a empresa do Grupo Nabeiro marcará presença neste certame, sendo que as receitas do seu stand, o Delta Point, irão reverter a favor da instituição de solidariedade social ARCIAL.
O autarca manifestou a grande satisfação em estar presente no lançamento “desta festa que é um marco na vida da cidade”, sublinhando que a parceria “traz coisas interessantes. Sabemos que muitos grupos e empresas só olham o lucro e queria registar que é um orgulho e uma honra estar a ver esta parceria da Junta de Freguesia e da empresa Delta pelos valores da solidariedade. Sabemos diferenciar os grandes grupos que têm a componente social”, disse o autarca.
Num encontro que contou com a participação de vários empresários da restauração concelhia, o presidente do Município quis transmitir “uma palavra a todos os comerciantes de Oliveira do Hospital. Hoje sabemos que as pessoas cada vez têm menos dinheiro e que isso se reflete no consumo, em efeito dominó. Acredito que o concelho tem capacidade para ultrapassar esta fase e tenho grande orgulho nos empresários e comerciantes locais que fazem um grande trabalho. Não têm sido eles a atirar a toalha ao chão, pelo contrário, continuam a trabalhar, reorganizando e reajustando as suas empresas aos novos desafios”.
José Carlos Alexandrino enalteceu a componente solidária do “Há Festa na Zona Histórica” e aproveitou para deixar o desafio para uma candidatura conjunta entre Oliveira do Hospital e Campo Maior ao projeto Cidades de Solidariedade Europeias, “porque o concelho e os oliveirenses são solidários para com quem mais precisa. Alguns, em Oliveira do Hospital, continuam a desejar uma cidade sem vida e sem alma. Demonstram grande ignorância sobre a capacidade que este executivo tem em conseguir realizar algumas coisas que eles chamam de festas e que eu chamo de eventos”, adiantou o autarca, dando como exemplo a ExpOH, a Feira do Livro, as Marchas Populares, o Rali Cidade d’Oliveira do Hospital, e a Volta a Portugal. “Também os programas de televisão que têm acontecido fazem com que Oliveira do Hospital tenha hoje uma identidade própria e não seja confundida com outros municípios. Conquistámos um espaço e uma marca”, concluiu.
Nuno Oliveira, presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital, sublinhou a importância da parceria com a empresa Delta Cafés, que vem reforçar os valores da solidariedade, permitindo “direcionar os lucros e receitas para instituições de solidariedade social”.
“Este tipo de presença faz parte do nosso ADN”, referiu Vicente Rodrigues, diretor comercial do Grupo Nabeiro, reforçando que a empresa procura “estar próxima das pessoas e dos clientes” e que através destas parcerias “colabora com a sociedade”. Posição partilhada pelo diretor comercial da zona Centro, José Casanovas, que explicou “querer deixar, com esta iniciativa, uma marca assente em três pilares: participação ativa, parceria com os clientes e partilha social. Estamos disponíveis para colaborar com as vossas iniciativas e com a ARCIAL”, acrescentou, adiantando que desafiará os colaboradores da empresa para a realização dum almoço solidário, durante o “Há Festa na Zona Histórica”, para angariar verbas a reverter para a ARCIAL.
Promovido pela Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital, o certame tem atraído milhares de visitantes a esta zona da cidade, com os objetivos de estimular a economia local, especialmente o segmento do comércio tradicional, com a divulgação das suas artes, ofícios, saberes e sabores; de envolver as suas gentes e as instituições e associações locais em prol de um maior espírito de solidariedade; e de potencializar turisticamente a freguesia, concelho e região.